Chalita

“Eu preciso preparar os meus alunos para conviverem com o mundo”, diz Gabriel Chalita para professores do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM

Professor Gabriel Chalita ministrou palestra online para professores do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM

Por Samantha Oliveira Filócromo [1]

Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]

Revisão por Matheus Houck [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

O professor e doutor Gabriel Chalita participou de uma palestra online do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, na tarde da última quarta-feira, 22 de setembro, com a temática “A retórica e a sala de aula”. O evento foi voltado a professores e professoras do Centro Universitário, mas aberto a todos pelo Youtube.

Chalita é professor, filósofo e escritor. Com apenas 12 anos publicou o seu primeiro livro, hoje possui 84 publicados. É graduado em Filosofia e Direito, mestre em Ciências Sociais e Doutor em Comunicação e Semiótica e também em Direito. É professor de Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica e na Universidade Mackenzie, ambas instituições da cidade de São Paulo.

A palestra contou com a presença do Reitor Manuel Nabais da Furriela, do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, da Coordenadora de Qualidade Acadêmica Denise Marchesoni e foi mediada pela Professora Greice Fuller.

O convidado começou o encontro virtual falando sobre as aulas online e como envolver os alunos na aula com essa nova maneira de ensino, a qual todos tiveram que se adaptar, pois esse vem sendo um desafio para muitos docentes.

Chalita volta ao passado com filósofos e conceitos da retórica, focando nas funções de Aristóteles ao tratar de conceitos como a persuasão e fragilidade de quem ouve. São temas antigos, mas muito utilizados por professores em suas aulas. Forçado a se adaptar nesse período de pandemia, onde as aulas passaram para o modelo online e conseguir a atenção e concentração do aluno se tornou mais difícil, o convidado abordou as facilidades desse novo modelo de aula, como um rápido acesso à informação. Pesquisas podem ser feitas na hora, exemplos de diferentes modos podem ser mostrados instantaneamente.

Chalita também abordou a hermenêutica, conceito aristotélico que fala sobre interpretação, e afirma que os professores devem utilizar isso em sala de aula para que uma interpretação seja feita do aluno, para entender suas dificuldades e encorajá-los. “Eu termino a minha aula e reflito profundamente na aula que eu dei, se essa aula teve uma intencionalidade clara, se eu consegui atingir aquilo que eu queria ou não”, diz o palestrante.

Outro conceito abordado pelo convidado é a função heurística que é o compromisso com a verdade, trabalhado em sala de aula quando pensamos em debates onde não é importante vencermos, mas sim expor uma verdade e escutar outras. E depois nos conta a quarta e última função, a pedagógica, que é a maneira de dar aula. O convidado conta como o planejamento é fundamental para que uma boa aula seja dada, “Eu preciso preparar os meus alunos para conviverem com o mundo”, disse o professor.

Além disso, Chalita falou sobre alguns pilares da educação como o emocional, interpessoal e a ética. Estes são conceitos fundamentais para profissionais à frente do saber, que vão passar seu conhecimento para seus alunos e fala também do prazer de servir que os docentes possuem. O convidado encerrou a palestra dizendo que “nunca é tarde para que isso seja feito e não se deve ter vergonha disso”, dessa forma, incentiva os alunos para sempre buscarem conhecimento, independentemente da idade.

[1] Alunos do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM