Primeiro Encontro NERA 2021.2

Primeiro Encontro NERA 2021.2

Na última terça-feira, 31 de agosto de 2021, a professora Maria Lucia deu início aos encontros do NERA – Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, referente ao segundo semestre de 2021.

 Por Kaulaine Souza [1]

Edição por Talita Souza [2]

Revisão por Maurício Carvalho [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª. Nicole Morihama [5]

Os encontros do NERA acontecem desde 2016, e têm por objetivo aprofundar o conhecimento sobre relações étnico-raciais na análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea, a partir da realidade brasileira. Trata-se de uma oportunidade para os alunos ingressarem em um núcleo de pesquisa com temáticas raciais. O núcleo também é direcionado a todos os alunos da instituição, a fim de que possam caminhar numa sociedade mais justa, respeitando-se os propósitos de cada curso e respectiva profissão de formação.

Durante os encontros, os participantes trocam experiências de acordo com suas pesquisas relacionadas ao tema racial. E nessas oportunidades também ocorrem eventos como o “Sala de leitura”, onde são compartilhados referenciais de importantes mulheres negras na literatura, exemplos de pessoas que não estão no padrão “europeu” designado pela sociedade, como por exemplo homens brancos como referenciais teóricos.

O ex-aluno Iuri Lima, já formado em Comunicação, ainda participa dos encontros do NERA. Afirma que este se trata de um núcleo que o ajudou muito em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, e principalmente o auxiliou a se identificar como pessoa negra. Ele ainda recomenda que os alunos ingressem nesse núcleo, pois não irão se arrepender.

Ainda contam com participação no Evento Afro-presença, que consiste em oportunidade de emprego para pessoas negras. Serão palestras no decorrer de 3 dias (8, 9 e 10 de setembro de 2021). Mais informações podem ser adquiridas pelo site www.afropresenca.com.br.

A professora líder do núcleo Maria Lucia informou à nossa editoria sobre a iniciativa desse Evento Afro-presença, que surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no mercado de trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Perceberam então que pessoas negras no jornalismo não tinham grandes cargos na área e não conseguiam avançar na carreira. Foi observado que estágios gratuitos ofereciam muitas oportunidades aos negros, porém, estágios com bolsa acima de duzentos reais eram direcionados apenas para pessoas brancas. Por isso o Afro-presença surge, para debater e mudar essas inserções do negro no mercado de trabalho, com todo o apoio do NERA.

Revista DUMELA

Durante o encontro, a professora Carla Tôzo compartilhou informações sobre a revista DUMELA, que foi criada em 2018 pelos professores que fundaram o NERA, com o objetivo de fazer memória das atividades realizadas pelo núcleo e contribuir no desafio que é incorporar um debate lúcido e científico de uma educação antirracista.

A Revista possui edições semestrais, com editorias de cultura, meio acadêmico, crônicas, indicações de leituras, músicas etc., tem notícias, depoimentos, grandes reportagens e muito mais, sempre voltados para o tema racial.

A Dumela é uma palavra do idioma Tswana que significa acreditar, crer e ter fé. A tswana é a língua original do país Botswana, que está localizado na região sul do continente africano.

Informações disponíveis no site www.revistadumela.com.br

Próximos encontros

Os próximos encontros do NERA acontecerão nos dias 14 e 28 de setembro e 19 e 26 de outubro das 17h às 18h30.

Para o mês de novembro está sendo organizado o evento “Novembro Negro”. Mais informações sobre esse evento ainda serão discutidas e informadas no decorrer do semestre, durante os encontros, e nos canais de comunicação do Centro Universitário Fiam-Faam.

Os alunos interessados em participar do NERA podem realizar o cadastro através do formulário: forms.office.com/r/7PxBuVUes6.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM