premio Marcos

Primeira edição do Prêmio Marcos Nunes de Jornalismo encerrou a Semana de Jornalismo

Em noite especial, professores se reúnem para reconhecer alunos do curso de jornalismo 

Por Jéssica Teles [1]
Revisão de Maria Carolina Sousa [2]
Supervisão de Prof. João Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

Na última sexta-feira (23 de abril), a FMU/FIAM-FAAM encerrou a Semana de Jornalismo com a entrega do Prêmio Marcos Nunes de Jornalismo. Em seu primeiro ano, a premiação tem como objetivo valorizar e incentivar os trabalhos dos alunos do curso de jornalismo durante sua trajetória acadêmica, analisando os critérios de criatividade, pesquisa e execução. 

O prêmio leva o nome do admirado professor Marcos Nunes, que fez sua graduação na instituição em 1985, e atualmente, acumula mais de 20 anos de experiência no jornalismo esportivo, principalmente em programas de rádio, passando pelas emissoras Rádio Jovem Pan e Rádio/TV Bandeirantes. Marquinhos, como é conhecido, trabalhou na FIAM-FAAM desde 2002 e foi imprescindível na vida de muitos estudantes. 

A premiação começou a ser planejada ainda em 2020 pelos docentes Maria Lúcia e Benedito Moraes, que lideraram a ideia e a apresentação do evento, que contou com mais de 100 pessoas online, entre alunos e professores. Segundo Moraes, a escolha dos trabalhos finalistas provou que o objetivo acadêmico da faculdade está sendo positivo e que todos os alunos, de qualquer semestre, têm condições de realizar um ótimo trabalho de pesquisa. 

“A pesquisa muito bem desenvolvida pelos alunos é uma demonstração de que as aulas e os professores têm obtido resultados positivos na prática, basta observar o nível dos trabalhos que foram inscritos e selecionados como finalistas. Os cinco projetos são distintos em termos de produtos: temos revista, monografia, reportagem em vídeo e documentário em vídeo e um livro reportagem. Todos com profundo envolvimento dos alunos na produção, no trato adequado dos dados levantados e selecionados e no tratamento da informação para o produto final. Isso mostra a evolução destes estudantes já que são produtos de semestres também diferentes, do 4º ao 8º semestre”.

Para Maria Lucia, uma das responsável pelo Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NERA), além do reconhecimento acadêmico, o estudante pode se destacar no mercado de trabalho tendo em seu currículo um prêmio de valorização. “Sair de uma escola de comunicação, com um certificado do seu trabalho, com nome de Marcos Nunes, acredito que isso abra muitas portas. Acho que é importante para todos os alunos, pois diversas instituições e organizações da nossa profissão de jornalista nos premiam por nossos trabalhos executados em nossas atividades, e chegar no mercado já premiado ajuda bastante, você já terá um olhar diferenciado na hora de uma entrevista.”

Durante a transmissão do prêmio, Maria Lucia também enfatizou a importância da valorização do jornalista, principalmente após 2008, em que o diploma de jornalismo para exercer a profissão se tornou facultativo. 

Para os alunos interessados, todos os anos a faculdade terá uma nova edição do prêmio e todos podem se inscrever para participar e concorrer. 

Abaixo, confira a lista de ganhadores:  

Categoria Revista:

Revista Mulherzinha?

Alunas: Gabriela Vitória de Oliveira, Letícia Guzo, Maria Carolina Sousa, Mônica Alvernaz Carneiro, Natália Queiroz e Verônica Andrade.

Categoria Documentário:

O luto não morre 

Aluna: Amanda Ramos

Categoria Iniciação Científica (IC):

Diálogos entre Debord e Huxley (Pivic)

Aluna: Gabriela Gomes da Silva 

Categoria Reportagem: 

Reciclagem dos materiais utilizados na produção das alegorias e fantasias no carnaval de São Paulo

Alunos: Ana Carolina Sá de Souza, Victoria Vianna, Fabiano Ramos, Stephanie Lima e Santiago Barcelos.

Categoria Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

Perifativa: As Manifestações Culturais do Grajaú (livro-reportagem)

Aluna: Isabella Santana da Silva 

Aproveite e assista aqui a gravação da palestra. 

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisão de estágios AICOM
[4] Professora coordenadora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM