Por Melissa Araújo da Silva. [1]
Supervisão de Prof. João Luis Gago Batista [2] e Prof. Nicole Morihama [3]
Ao longo das últimas décadas, a demanda dos fãs por personagens e elencos mais diversos para filmes de grande sucesso colidiram com a mentalidade tradicionalista de que os personagens não devem ser alterados em suas raízes dos quadrinhos.
Michael B. Jordan discutiu recentemente a possibilidade em interpretar o famoso super-herói Superman, mas agora negro. A produtora americana Warner Bros, confirmou a produção de um novo filme em que o herói será negro, mas ainda não há a confirmação de fato que será representado pelo ator.
Em entrevista a ComicBook, Jordan diz que o seu desejo e dos fãs, é ver protagonistas negros em papéis heroicos. “A representação é importante. Há tantas oportunidades com personagens diferentes que nunca viram a luz do dia. E há alguns que deveriam continuar como estão. Então, vamos ver como as coisas vão acontecer”, diz o ator.
Em alguns filmes como, O Batman e Aves de Rapina, um dos grandes personagens eram interpretados por atores negros. A aceitação do público a adaptação foi bem recebida e até mesmo abraçada pela maioria. No entanto, os quadrinhos que destacam personagens com históricos mais diversos, como super-homem negro, ou o Capitão América LGBTQ+, ainda há muita reação negativa do público.
Embora não se saiba quem interpretará o personagem negro, a Warner continua a desenvolver seu projeto.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[3] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM