Por Melissa Araújo da Silva. [1]
Revisão por Letícia Guzo. [2]
Supervisão de Prof. João Luis Gago Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]
Dando continuidade as atividades da 5ª semana de Rádio TV e Audiovisuais, a faculdade FMU/FIAM-FAAM trouxe como convidados nesta quinta-feira (22), o diretor e produtor Kleber Mendonça Filho, conhecido por dirigir filmes como Bacurau e Aquarius, e o professor Titular do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense João Luiz Vieira.
Durante a palestra, os cineastas compartilharam suas experiências e debateram sobre a importância das salas de cinema. Para João, o cinema é uma experiência afetiva e sensorial que compartilha com seus espectadores um misto de emoções, como risos, medo etc. O professor ainda destaca que o cinema ameaça desaparecer, tendo em vista a rápida evolução da tecnologia, que logo é substituída por telas de computadores e celulares.
Kleber por outro lado, não vê a possibilidade de desaparecimento, mas sim que a forma do público absorver seja diferente, pois para ele o cinema é uma memória, logo a sua história e trajetória é difícil de ser esquecida. Levando em consideração as ameaças enfrentadas ao longo dos séculos, como por exemplo o aparecimento das fitas VHS e a própria televisão, não fizeram com que os espectadores perdessem o interesse em frequentar as salas, mas fizeram com que houvessem algumas adaptações.
Os cineastas ainda ressaltaram o impacto na audiência causado pelas plataformas de streaming, no qual é possível assistir diversos filmes sem sair de casa e por preços muito baixos, como as plataformas da Globoplay, Amazon, Netflix, YouTube, entre outros. Para o produtor, a pandemia acelerou ainda mais a criação de novos serviços e produtos gratuitos por todo o mundo, mas que no Brasil esse processo é mais lento e dramático.
Para conclusão de suas falas, os cineastas incentivaram os alunos a visitarem algumas salas de cinema que são patrimônios históricos e que tiveram sua história preservada para que possam ter uma experiência diferente daquelas telas do shopping.
O evento está sendo transmitido pela Rádio FIAMFAAM e a WebTV FMU/FIAM.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisora
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM