online-course-5249512_1920

Plataformas de cursos gratuitos para turbinar o currículo e garantir horas complementares durante a pandemia

Por Lucas Bartine [1]
Revisão de Letícia Guzo  [2]
Supervisão de Prof. Guy Almeida Jr. [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

Apesar da pandemia, o mercado de trabalho se mantém cada vez mais competitivo. As empresas buscam candidatos mais dedicados e estudiosos, ou seja, ter se atualizado durante o período de isolamento social é algo essencial para chamar a atenção dos recrutadores. Uma das perguntas mais em alta nas entrevistas hoje em dia, é sobre como você aproveitou o tempo livre na quarentena. Sem dúvidas, quem usou esse tempo para ler, desenvolver um projeto pessoal ou fazer cursos on-line, já está um passo à frente dos demais. 

Além disso, as empresas de educação seguem disponibilizando seus conteúdos gratuitamente para atingir cada vez mais estudantes. As milhares de opções de cursos on-line servem não só para agregar ou desenvolver seus conhecimentos, mas também auxiliar em cumprir a carga horária de horas complementares do seu curso. Essa carga horária é essencial e obrigatória para sua formação, portanto se atente e não deixe para correr atrás disso apenas no último semestre, ou pode acabar atrasando sua formação por esse fato.

Veja a seguir a lista com algumas plataformas de cursos on-line que oferecem certificado de conclusão para agregar no currículo, no LinkedIn e nas suas horas complementares.

  1. Ateliê Digital – Google

O curso mais reconhecido da plataforma oficial do Google é o Fundamentos do marketing digital. É composto por 26 módulos criados por instrutores do Google, com exercícios práticos e exemplos reais para facilitar a absorção do conteúdo. O curso tem carga horária total de 40 horas e oferece certificado gratuito após uma prova final com 40 questões. 

Outros cursos menores também estão disponíveis na plataforma como Use o Google para encontrar um novo emprego; Crie um currículo; Técnicas para negociar seu salário; e Networking eficiente, mas estes não possuem certificado. 

Para acessar, clique no link:

https://learndigital.withgoogle.com/ateliedigital

  1. Educação Executiva – FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 97 cursos EAD gratuitos. Todos oferecem certificado após a conclusão do exame final de cada um e estão divididos nas categorias: Administração Pública; Direito; Economia e Finanças; Educação e Humanidades; Estratégia e Negócios; Gestão de Setores Específicos; Liderança e Pessoas; Marketing e Vendas; Relações internacionais; e Tecnologia e Ciência de Dados.

Na área da comunicação podemos destacar os cursos Introdução a Comunicação Institucional, Introdução a comunicação na era digital, Pesquisa de Mercado, Produto e Marca e Publicidade e Consumo On-line.

Para acessar, clique no link:

https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos

  1. Escola Virtual – Fundação Bradesco

Desde 2001, a Escola Virtual oferece cursos on-line e gratuitos em diversas áreas. Os cursos são divididos em Administração; Contabilidade e Finanças; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Educação; e Tecnologia. 

Os destaques são Microsoft Excel 2016, Microsoft Word 2016, Empreendedorismo e Inovação, Língua Inglesa: Basic Review, Atendimento ao Público, Estratégia de Negócios e Organização Pessoal. Todos possuem certificado de conclusão.

Para acessar, clique no link:

https://www.ev.org.br/cursos

  1. Rock University – Rock Content

A Rock Content, empresa líder no mercado de Marketing Digital, criou a Rock University para ensinar mais sobre esse mercado tão importante na atualidade. Existem cursos gratuitos com uma base referente aos temas, e cursos pagos para estudos mais aprofundados. Todos oferecem certificados após a prova final.

Os estudos disponíveis gratuitamente são Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web, Inbound Marketing, Outbound Marketing & Sales, Revisão de Conteúdo para Web e WordPress na Prática

Para acessar, clique no link:

https://university.rockcontent.com/

  1. Cursos Livres Mooc – Centro Paula Souza

Mooc, da sigla em inglês para Massive Open On-line Course, é um tipo de curso ofertado através da Web, que visa oferecer a muitos interessados a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. O curso é realizado pelo Centro Paula Souza, responsável também pelas ETEC’s de São Paulo. 

Alguns dos cursos são Canvas, Curso Básico de Inglês, Curso Básico de Espanhol, Design Thinking, Design & Photoshop, Mediação de Conflitos e Gestão de Tempo.

Para acessar, clique no link: https://portalgeead.cps.sp.gov.br/mooc/

  1. Cate – Prefeitura de São Paulo

O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – possui uma plataforma própria de cursos on-line, a maioria com certificado, e traz conteúdos relacionados às ocupações que mais crescem na cidade de São Paulo. Os cursos são divididos nos temas: Gestão, Empreendedorismo e Trabalho; Gastronomia; Economia Criativa; Saúde e Bem-estar; Meio ambiente e Sustentabilidade; e Tecnologia.

Dentre as opções estão Edição de Imagens, Mídias Sociais: introdução à publicação de conteúdo e métricas, Produção de Textos, Processo Seletivo, Como fazer um videodocumentário e Marketing Digital.

Para acessar, clique no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/

  1. Movimento Brasil Digital – FIAP

A Faculdade de Informática e Administração Paulista, referência no ensino de tecnologia, está disponibilizando em sua plataforma on-line 10 cursos de 40 a 160 horas cada, nas áreas de tecnologia, inovação e negócios.

Os cursos são Blockchain Advanced, Business Intelligence (BI), Customer Experience Management, Design Thinking, DevOps & Agile Culture, Inteligência Artificial e Computacional, Mobile Marketing, Python, Soluções Tecnológicas Emergentes e User Experience.

Para acessar, clique no link:

https://on.fiap.com.br/local/movimentobrasildigital/

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisão de estágios AICOM
[4] Professora coordenadora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM