lecture-g5ed2c5408_1920

FIAM FAAM administra palestra com tema “Ecommerce e digital pós-covid” com Cyinthia de Menezes

Evento de comunicação traz Cynthia de Menezes para dividir suas experiências sobre esse crescimento digital 

Por Gabriel J. O. Gouveia. [1]
Edição por Barbara Guth . [2]
Revisão por Bárbara Guth. [3]
Supervisão de Prof. João Luis Gago Batista [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

C:\Users\Gabriel\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2021-04-23 at 19.50.48.jpeg
Cynthia de Menezes 
Crédito: Gabriel Gouveia 

Cynthia Prado A. de Menezes é gerente de marketing digital em e-commerce na empresa Reckitt onde está atualmente a um ano, trabalhando em home office devido a pandemia do covid. Contando um pouco sobre a sua trajetória profissional ela nos mostra algumas empresas por onde passou, tais como: Som Livre, Videolar, Kalunga, Centauro, Unilever e Oracle, nessas empresas a mesma contou sobre as suas funções e desenvolvimento de trabalho. Depois de se apresentar, Cynthia inicia a palestra falando sobre o cenário de um ano de pandemia, retratando os fatos atuais lamentando as mortes por covid e falando sobre a campanha de vacinação.

Neste diálogo sobre e-commerce e digital vemos que a pandemia influenciou muito no crescimento de diversos setores, isso se deu devido ao lockdown onde as pessoas consumiram mais produtos comprando pela internet, investindo em necessidades funcionais. Os setores de alimentação, tecnologia e entretenimento foram mais investidos durante esse período de pandemia, muitas empresas passaram a atuar de forma totalmente online por ser o único canal disponível para sobrevivência do seu negócio. Segundo dados, o público que mais consumiu foram os mais velhos, comprando em diversos setores principalmente produtos perecíveis e bens de consumo.  

O assunto principal de todo o evento foi que nossa palestrante mostrou como o mercado digital e e-commerce cresceu trazendo novas ideias, pois muitas empresas se reinventaram durante este período que tiveram que fechar suas portas. Com isso exploraram novos recursos para facilitar suas vendas e criar uma conexão mais íntima com seus consumidores, como é o caso da empresa Magazine Luiza que manda feliz aniversário para seus clientes. Empresas como Casas Bahia e Ponto Frio utilizam o Whatsapp para divulgar, vender e tirar dúvidas de seus consumidores. Outro método mostrado no evento foi a Live shopping streaming ideia originalmente da China, onde empresas ou pessoas fazem live de quatro horas de duração exibindo seus produtos com códigos promocionais para vender. 

A palestra durou das dez às onze da manhã onde Cynthia explicou como saímos da idade da pedra para o futuro em menos de nove meses, com um carisma sensacional ela encantou os alunos e mediadores mostrando um pouco sobre esse futuro já existente em nosso país, os estudantes amaram o evento e saíram satisfeitos com a palestrante.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editora
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM