Seja ponte no mercado de trabalho

Por Ana Carolina Carvalho Rocha [1]
Revisão de Samara Lopes [2]
Supervisão de Prof. João Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

Nessa quinta-feira (22 de abril), a FIAFAAM convidou Flávia Cardoso, especialista em comunicação digital, para falar sobre “Estratégias de Comunicação em RP na Comunicação Integrada” propondo uma reflexão sobre a importância da comunicação e o papel do RP como profissional dessa área.
Um dos pontos centrais na área de Relações Públicas é o conhecimento do público-alvo para realizar estratégias de comunicação efetivas. Porém, muito mais profundo do que conhecer o público-alvo, o profissional de comunicação e, sobretudo de RP, deve entender o comportamento humano, isso porque, segundo Flávia, “não é à toa que grandes empresas têm parcerias com psicólogos, antropólogos, sociólogos, profissionais de neuro marketing. As grandes empresas investem muito nisso porque sabem que quanto mais eu entender o comportamento do consumidor, mais assertivo eu sou nas estratégias de comunicação que traço”.
Um mapeamento feito pela Socialbakers, líder em otimização de performance corporativa em redes sociais, mostra uma mudança no comportamento frente o isolamento social: as interações em posts no Facebook e Instagram aumentaram em até 200% em março de 2020, comparado ao ano anterior. Aliada ao aumento da conectividade e, consequentemente, excesso de informação, a cultura do cancelamento se faz presente como outra mudança comportamental, sendo esse objeto de estudo para os profissionais da comunicação porque, segundo Flávia, quando “uma marca, cliente ou empresa foi cancelada, quem é acionado para resolver? O profissional da comunicação. Enquanto RP é nossa responsabilidade compreender o cenário, a gente está o tempo todo pisando em ovos quando pensa sob a ótica da comunicação”.
Antes de falar sobre comunicação integrada, é necessário que se entenda o que é a comunicação e como ela funciona, a comunicação pressupõe um emissor, uma mensagem e um receptor, tudo isso dentro de um contexto. Porém, quando se trabalha com a interação humana essa comunicação não é linear, existem ruídos – diferentes interpretações – e, é por isso que, essa área exige esforço, estudo, responsabilidade, estratégia e, principalmente, análise, como diz Flávia “analisar depende de atenção, esforço, dedicação, tempo para analisar um mar de informações e transformar aquilo em conhecimento estratégico; criar ações de comunicação que serão assertivas. Se você está observando o público-alvo, a sociedade, as tendências, o cliente: análise!”
Mais complexa que a própria comunicação, na teoria, a comunicação integrada funciona em cooperação com a comunicação interna, institucional e mercadológica para maximizar os objetivos de comunicação. Já na prática, segundo a especialista em comunicação digital, “integrar a comunicação é integrar processos, canais, ferramentas, mas principalmente, integrar pessoas”, que é o caso da equipe de comunicação integrada da Netshoes que, para integrar os colaboradores, criou, como forma de estratégia, uma rádio corporativa com base na observação e análise do ambiente e do comportamento desses colaboradores.
Entendendo a reflexão sobre a importância da comunicação e do papel do profissional de RP nesse cenário, Flávia lembra que compartilhar significa, também, ampliar repertório e que trabalhar como time significa potencializar o trabalho, “compartilhar é a melhor forma de potencializar a comunicação. Entenda as realidades que compõe o seu universo comunicacional e compartilhe não só informações, mas momentos, vivências, histórias, observações, seja ponte e não muro no mercado de trabalho”.
O evento está sendo transmitido pela Rádio FIA-FAAM e a WebTV

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editora
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM