Relações Públicas e a comunicação interna em tempos de pandemia

Por Victoria Oliveira. [1]
Edição por Samara Lopes . [2]
Supervisão de Prof. João Luis Gago Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

O Centro Universitário da FMU/FIAM FAAM promoveu nesta quinta-feira (22 de abril) o terceiro dia da 5ª Semana de Relações Públicas, o evento ocorreu mais uma vez por videoconferência e contou com a presença de Cynthia Provedel que é mestre em comunicação, professora, palestrante e consultora especializada em cultura, desenvolvimento humano e comunicação interna. A palestrante falou sobre a comunicação interna nas organizações em tempos de pandemia e de como esta é uma área relevante para atuação do Relações Públicas. 

Comunicação Interna em tempos de Pandemia 

De acordo com Cynthia Provedel a Comunicação Interna além de ser uma área relevante para o profissional de RP, também é uma área promissora do ponto de vista de carreira por trazer muitas oportunidades, e com a situação de isolamento que estamos todos vivenciando por causa da pandemia de Covid-19 temos um crescimento expressivo desse setor e um aumento de possibilidades considerando o período pandêmico.  

O comunicador interno ele está sendo abordado, convidado e desafiado dentro das organizações a repensar seu papel e dar uma contribuição muito mais de protagonista no contexto da pandemia do que de uma área orientada pela demanda, que só apoia as demandas, e que produz comunicados, é claro que vamos fazer tudo isso que sempre foi feito mas estamos sendo muito mais questionados e desafiados agora estando em casa, a respeito de como tornar nossas comunicações mais relevantes, engajadoras e rápidas, para alcançar quem está assim como nós dentro de casa e fortalecer a cultura organizacional, então o comunicador interno ele vem sendo convidado a refletir a partir de novas questões, a própria área em função da velocidade que as transformações que a pandemia trouxe foram acontecendo foi chamada a rever os seus próprios canais, suas formas de comunicar para alcançar o público que está em casa. 

As pessoas foram colocadas em Home Office meio que ás pressas e em um nível de velocidade que ninguém imaginou, algumas já praticavam e acabaram potencializando essa modalidade de trabalho e outras organizações que não favoreciam o trabalho remoto, com diversas barreiras nesse sentido tiveram de mudar isso, e a comunicação interna por meio da sua digitalização contribuiu para esse cenário, não só para favorecer as companhias que já fluíam com tranquilidade na gestão do trabalho remoto quanto para as organizações que sentem essa modalidade de trabalho como um desafio, então cada vez mais sofisticar os meios digitais, transcendendo de uma comunicação via e-mail para uma via WhatsApp, via redes sociais, fez com que a comunicação interna pudesse ajudar as empresas nesse processo da gestão do trabalho em Home Office, a digitalização aconteceu de uma forma mais veloz o que foi um ponto muito positivo que envolveu investimento e energia dos profissionais de comunicação. 

Principais desafios da comunicação dentro da organização

O comunicador interno também vive um desafio no sentido de como tornar essa comunicação, interação virtual com os colaboradores mais produtiva, mas não só no sentido de produtividade para garantir o atingimento dos resultados organizacionais, mas uma comunicação mais humanizada. 

 A palestrante Cynthia Provedel diz que o fato de estarmos em casa traz o desafio do distanciamento, de empreender práticas de convivência virtual que aproximem as pessoas, que fortalecem a cultura organizacional, e o profissional que apoiar a liderança a criar um espaço de confiança para que os times possam trazer esses pontos, vai ajudar a restaurar e regenerar os colaboradores e assim melhorar a comunicação entre eles. Ainda de acordo com Cynthia não cabe mais uma comunicação interna dentro das organizações somente via canais como e-mail, pois a comunicação do futuro é aquela que vai favorecer e facilitar as relações, não cabe mais só um diálogo protocolar. 

Percebemos que um dos maiores desafios das organizações nesse contexto é melhorar a comunicação dentro da própria companhia, entre seus líderes e colaboradores, com isso a atuação do comunicador interno vai muito além dos canais corporativos comuns, eles estão precisando se adaptar e aprender a se comunicar através de novos canais e assim contribuem para a melhora das relações organizacionais, na medida que eles se apropriam das novas habilidades que estão sendo exigidas deles nessa situação de pandemia 

Outros desafios são:

  • Como equacionar, como lidar melhor para equilibrar produtividade e humanização na convivência digital
  • Reforçar a segmentação e repensar o mix de canais de comunicação
  • Humanização da liderança com os colaboradores 
  • Cultura e significado do trabalho 

Impactos positivos da pandemia na comunicação interna 

Pesquisas feitas tanto no Brasil quanto fora mostram que 66% das pessoas que foram ouvidas, que são os próprios profissionais de comunicação dizem que as lideranças das empresas têm buscado mais apoio e mais direcionamento junto a área de comunicação interna. O que mostra que esta área tem mesmo atingido um outro patamar, um que é muito mais construtivo. 

  • Outros 78,3% afirmam que a área se tornou mais estratégica, ou seja, ela saiu do patamar tático, operacional de receber a demanda, fazer o comunicado, e produzir para o canal e passou a abrir espaço para uma atuação e contribuição de valor agregado muito mais relevante e de orientações e direcionamentos para a liderança poder lidar com esse cenário desafiador;
  • 72,2% avaliaram que a área passou a ser mais consultada e envolvida nos movimentos da empresa; 
  • 71% sentiram um aumento significativo no volume do trabalho; 
  • 90% afirmam que a experiencia da crise trará ainda mais impactos positivos para a profissão, eles têm consciência que apesar de ser um cenário adverso, hostil, e lamentável o profissional de comunicação interna acabou tendo a oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências

No momento atual que estamos a comunicação interna e corporativa se tornou indispensável para as companhias e como percebemos no futuro ela se tornara ainda mais essencial, pensando em um cenário pós-pandemia depois que todos tiveram que se adaptar e aprender a trabalhar remotamente e de como a comunicação interna ajudou podemos contar sim com a possibilidade de termos cada vez mais o home office implementado dentro das empresas. 

O evento está sendo transmitido pela Rádio FIAMFAAM e a WebTV FMU/FIAM

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisora
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM