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Editor-executivo da CNN Brasil fala sobre tornar o jornalismo econômico mais acessível

Palestrante incentiva os alunos a seguirem a área e popularizar o tema

Por Lucas Bartine [1]
Revisão de Maria Carolina Sousa [2]
Supervisão de Prof. João Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

Na palestra Desmistificando o Jornalismo Econômico apresentada na última segunda-feira (19), durante a 5ª Semana de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, o jornalista André Jankavski, editor-executivo do CNN Brasil Business, falou sobre a importância da popularização do tema para o público, quebrando a ideia errada de que economia é apenas para empresários e especialistas financeiros.
Inicialmente, Jankavski conta que não havia optado por seguir no jornalismo econômico, até receber um convite para trabalhar na ISTOÉ Dinheiro, onde permaneceu por 4 anos e diz ter sido sua “escola de economia e negócios”. Lá, começou a criar contato com grandes executivos, e isso foi essencial para suas futuras relações profissionais.
“Já que tudo é economia, por que não ouvir o que Mauricio de Souza tem para falar sobre isso?”, disse o palestrante, que não deixou de afirmar que o tema econômico pode ser incluído em todas as áreas. Segundo ele, o caminho para o jornalismo econômico é apresentá-lo de uma maneira cada vez mais didática e explicada, sem aquele “economês” que normalmente afasta quem não tem um conhecimento mais técnico.
Inclusive, ele afirma que as pessoas estão cada vez mais querendo investir seu dinheiro, e por isso precisam de informações claras e fáceis de entender sobre o mercado financeiro. Mas, não pense que para seguir nesta área do jornalismo os estudantes precisam dominar completamente a ciência exata. Em sua experiência, o essencial é “saber interpretar gráficos e tabelas, pois enquanto jornalista, você pode questionar sobre os cálculos para os entrevistados”.
Outro ponto importante para os futuros jornalistas de economia, nas palavras do palestrante, é que no início os novos repórteres podem se sentir intimidados com seus entrevistados, por serem personalidades poderosas ou com altas remunerações. Contudo, isso passa com o tempo e o mais indicado é saber como se impor, sendo direto e cortando enrolações.
Após ser questionado sobre a área ser um espaço elitizado e sobre a probabilidade de um estudante de faculdades populares adentrá-lo, Jankavski disse: “A demanda tá aumentando tanto que não tem como mais ser só de elite, (…) pouquíssimos aqueles que quiseram o jornalismo econômico desde o começo, e a vida foi levando eles para lá, e as oportunidades foram aparecendo até que todo mundo começou a aproveitar disso. (…) a faculdade tá cada vez menos importante na minha opinião, eu acho que é muito mais o que a pessoa faz, por exemplo, como ela usa suas redes sociais. Você pode ir produzindo conteúdo, então eu acho que é muito mais a vontade de entender e também de se aprofundar”.
Ele também deixou claro que o mercado está em constante mudança e que é muito importante sempre criar uma boa networking para futuros planos, o que é uma forma de adquirir experiência. “Hoje, o mercado de trabalho tá precisando de gente, tem salários relativamente bons, em comparação a outros veículos. Tem gente fazendo R$ 5 mil reais, que não é um salário dos mais altos, mas, tenho amigos que começaram trabalhando na televisão ou no jornalismo esportivo ganhando 2 mil. Vale ir se aventurando na área”.

Aproveite e assista aqui a gravação da palestra.


[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisão de estágios AICOM
[4] Professora coordenadora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM
Crédito na imagem: Acervo Pessoal/André Jankavski.