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DIA MUNDIAL DO MARKETING – Head de Operações do Grupo Madero fala sobre a importância das estratégias de marketing pós-pandemia

Em palestra aos estudantes, Sergio Eleutério detalhou as características do modelo de negócios do grupo

Por Lucas Bartine [1]
Revisão de Barbara Guth  [2]
Supervisão de Prof. Guy Almeida [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

Na sexta-feira, (7 de maio), a FMU – FIAM FAAM antecipou as comemorações do ‘Dia Mundial do Marketing’ e realizou a palestra ‘Estratégias do Marketing durante e pós pandemia’, com o Head de Operações do Grupo Madero, Sergio Eleutério.

O convidado iniciou sua palestra falando que “todos nós somos um produto”, e por isso não podemos deixar o nosso marketing pessoal de lado, cuidando da nossa imagem profissional e das ferramentas disponíveis, principalmente o LinkedIn.

Contou a história da empresa, que é 100% brasileira, conta hoje com 228 restaurantes e, mesmo com a pandemia, vai contar com 35 novos pontos, ainda em 2021, e a projeção de mais 70 em 2022. O Madero foi criado em Curitiba, e conta com um modelo de negócios que gira em torno da qualidade, e principalmente da experiência do cliente.

Com fábrica própria, o grupo praticamente não trabalha com terceirização, incluindo na sua folha de pagamento até os motoristas de caminhão que transportam os materiais para os restaurantes, presentes em todo o Brasil.

Dentre os diversos tipos de serviços do grupo, Eleutério destaca a nova Ecoparada Madero, descrita como “um gigante de 3.500m² com uma grande praça de alimentação e sete operações, então além das já tradicionais da rede, como a Steakhouse ainda temos o Madero Chicken, o Madero Café, dois modelos de hamburguer, o Jeronimo e um empório onde você pode comprar todos os produtos da rede para fazer os lanches na sua casa”.

O novo empreendimento está posicionado no KM 44 da Rodovia Castello Branco e é uma grande inovação no mercado, pois não existe nada assim no país, um “complexo multimarca de uma só empresa”. Sobre as atividades midiáticas de mídia, o gestor diz que a marca trabalha muito forte na divulgação em cinema, e usaram pouco a televisão em 2020, mas que o maior impacto é realmente o “boca a boca”, “esse é o nosso maior patrimônio em termos de propaganda e marketing”, complementa.

Já em relação à pandemia, o palestrante diz que essa é uma questão que já estão lidando, assim como todas as outras corporações, mas que devemos ter um olhar mais voltado para o que ainda está por vir, “Eu acho que os profissionais de marketing são os profissionais que preveem o próximo passo. Ou você é o primeiro, ou não vale a pena”.

“Eu entendo que a energia que a gente tem, tem que ser voltada para a ação”, diz Sergio sobre o Grupo Madero conseguir continuar crescendo mesmo em meio a crise. “Em março do ano passado nossas vendas de delivery eram 0,5% da empresa. A empresa não estava querendo vender no delivery, queria dar a experiencia para o cliente no salão. Já no mês passado (abril), a venda do delivery foi 70% da empresa. Isso significa que a empresa se movimentou de maneira rápida”. Para o palestrante, o essencial é “sair da prancheta para a atitude muito rápido”, pois assim não se perde tempo.

Durante a pandemia, inclusive, o executivo aponta que diversos aprendizados foram adquiridos e irão permanecer no grupo, como a mudança para online de atividades corporativas. Antes os gestores tinham a necessidade de rodar o país visitando os restaurantes e lidando com a equipe por meio de reuniões presenciais, o que, além do desgaste, gerava diversos gastos extras como transporte e hospedagem, mas hoje, a direção do grupo viu que tudo isso pode ser adaptado para o ambiente virtual, mantendo ou até aumentando os resultados dos processos.

Para finalizar, Eleutério enfatizou que a estratégia de marketing deve sempre ser voltada para o cliente: “Não adianta, a pessoa que não consegue perceber o cliente no seu negócio, seja ele qual for, não avança”. De acordo com ele, o cliente hoje se importa com absolutamente tudo, desde a procedência do material até o destino de descarte dos resíduos. “O cliente hoje pergunta para a gente sobre sustentabilidade. Nós temos um acordo com uma empresa de óleo sobre logística reversa. 100% do óleo que entra nas operações, a empresa recolhe. O cliente quer saber isso!”

Em síntese, o palestrante destacou a importância do profissional de marketing estar em contato com o cliente e com os atendentes, que lidam com os clientes diretamente, pois só assim poderão descobrir a fundo quais as dores do seu público. E, também, para se atentarem as novas características desses consumidores, qual o novo perfil dominante e como estar antenado as novidades cobradas por eles.  

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisão de estágios AICOM
[4] Professora coordenadora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM