Fabiane-Klafke

Todo mundo precisa de um Relações Públicas

Por Ana Victoria Oliveira [1]
Revisão de Samara Lopes [2]
Supervisão de Prof. João Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

No segundo dia de palestras da 5ª Semana de Relações Públicas, a FMU/FIAM-FAAM recebeu Fabiane Klafke, relações-públicas que atua com estratégias de comunicação, auxiliando empresas a gerarem negócios mais inteligentes, para uma palestra que discutiu a atuação dos RPs no mercado e as nuances da profissão com o Marketing.

Relações Públicas e Marketing

Relações Públicas é sobre influenciar, engajar e construir relacionamentos de benefício mútuo entre uma empresa e seu público, esse profissional pode trabalhar em diversas áreas como a assessoria de comunicação; assessoria de imprensa; comunicação institucional; relacionamento com o cliente; gerente de eventos etc. Já o Marketing trabalha criando estratégias para tornar produtos ou serviços mais atraentes para os consumidores, ajudando os clientes a entenderem o que a empresa tem a oferecer e fazendo-os perceberem por qual motivo precisam daquele produto/serviço.

De acordo com Fabiane Klafke, mesmo RP e MKT sendo duas áreas diferentes elas estão bem próximas uma da outra, pois ambas trabalham procurando resultados. Sendo assim, elas precisam ser trabalhadas em conjunto embora os resultados para elas sejam diferentes.

Para as Relações Públicas resultados tem a ver com:

  • Jornada de conteúdo
  • Novos Contatos
  • Engajamento

Já para o Marketing, tem a ver com:

  • Funil MKT, LTV
  • Lead, lead qualificado
  • Aumento de base

Apesar das diferenças na forma de executar o trabalho e de como cada área vê os resultados de seus esforços, ambos são importantes para uma empresa, toda empresa precisa deles e é essencial que as equipes de RP (Relações Públicas) e de MKT (Marketing) trabalhem juntas muitas vezes. Um exemplo é que o Marketing de Conteúdo está ligado às Relações Públicas, pois ambos os profissionais escrevem conteúdo e transmite ao público, é comum nas organizações eles desempenharem papeis semelhantes e no mercado de trabalho se observa situações em que atividades exercidas por um Relações Públicas é confundida com as de um especialista de Marketing. Da mesma forma que as relações públicas buscam atender os interesses do público de uma organização através de estratégias focadas no diálogo, o Marketing busca identificar e atender as necessidades do consumidor, assim os dois são ofícios de extrema relevância dentro de uma companhia e um da força ao outro.

Havendo tanto em comum entre as duas áreas observamos que o Relações Públicas pode trabalhar na área de marketing e se utilizar de técnicas de MKT (Marketing) para estabelecer uma identidade entre a organização e sua comunidade, fazendo com que o produto ou serviço produzido seja aceito e consumido, ajudando a companhia na qual trabalha e o Marketing a atingir seus objetivos.

A 5ª Semana de RP está sendo transmitido também pela Rádio FIAM-FAAM e a WebTV FMU/FIAM-FAAM.

Aproveite e assista aqui a gravação da palestra.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisão de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM