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A experiência além da tela conta como foco dos eventos online

Por Ana Carolina Carvalho Rocha [1]
Revisão de Samara Lopes [2]
Supervisão de Prof. João Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

A 5ª Semana de Relações Públicas iniciou-se, nesta segunda-feira, 19 de abril, com uma palestra sobre Eventos Online como Estratégia de Marketing Digital e CRM, que foi apresentada pelo coordenador de marketing e CRM, Fábio Polisel.

De acordo com o jornal Correio Braziliense, até setembro de 2020 o setor de eventos sofria com a crise causada pela necessidade de isolamento social devido a Pandemia pelo Covid-19.  Entretanto, após mais de um ano convivendo com essa nova realidade, muitas profissões precisaram se reinventar e não foi diferente com àqueles que trabalham com organização de eventos, como mostra o coordenador de marketing e CRM Fábio Polisel na primeira palestra da semana de relações públicas.

A necessidade de reinvenção do setor em questão levou à aceleração digital como diferencial nos eventos corporativos, traduzidos nos eventos online que começaram com as diversas lives e explosão de cursos gratuitos e que, hoje, evoluíram para disseminação de conteúdo criativo e cada vez mais tecnológico.  A crise no setor de eventos e, principalmente, a crescente digitalização “traz um impacto sim no número de trabalhadores, mas não zera as oportunidades, porque, tanto no ambiente online quanto no presencial, a gente precisa cada vez mais de pessoas capacitadas”, segundo Fábio.

Entretanto, a alta digitalização e a atual tecnologia desenvolvida não são suficientes para manter os eventos online ao longo do tempo, “porque a gente tem a tendência de eventos online, mas serão esgotados se ficar sempre do mesmo jeito”, diz Polisel. Sendo assim, é necessário que se invista na realidade virtual como forma de inovação e sustentação, não só para os eventos online, mas, também, para àqueles presenciais, trazendo o expectador virtual para mais perto do evento de forma participativa. Como diz Fábio Polisel “essa realidade 360º de fazer seu avatar, de você ter um box para participar junto é a pegada que traz de atrelar a tecnologia à experiência, eu acho que é isso que tem que ser feito para que a gente mantenha a audiência de um evento online”.

A CRM – gestão do gerenciamento do marketing de relacionamento – aliada ao conteúdo voltado para tecnologia e participação dos clientes nos eventos, contam como uma estratégia para a fidelização dos clientes e parceiros da

empresa, sendo esse um dos focos de Marketing de Relacionamento ou Marketing de Relações Públicas, de acordo com Fábio. Essa mesma fidelização tem como base essencial o ato de “se colocar no lugar do expectador e promover uma experiência incrível, emocionante e duradoura”, ao fazer isso torna-se mais fácil de entender que seu público espera o benefício do produto acima da marca que o representa e que, a partir deste ponto, as estratégias dos eventos se conectam à esses benefícios que compõe a marca, e não o contrário.

A 5ª Semana de RP está sendo transmitido também pela Rádio FIAM-FAAM e a WebTV FMU/FIAM-FAAM.

Aproveite e assista aqui a gravação da palestra.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisão de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM