OSCAR 2021 | LISTA DE INDICADOS É MARCADA POR DIVERSIDADE E ENALTECE PRODUÇÕES DOS STREAMINGS

Netflix lidera premiação e garante 35 indicações

Por Jéssica Teles

Indicados na categoria Melhor Filme, ‘Meu Pai’, ‘Minari’, ‘Nomadland’, ‘Os 7 de Chicago’, ‘Bela Vingança’, ‘O Som do Silêncio’, ‘Mank’ e ‘Judas e o Messias Negro’— Foto: Divulgação

A maior premiação do cinema, o Oscar, chega a sua 93ª edição no dia 25 de abril e, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelas indicações, divulgou uma lista marcada pela diversidade, além de enaltecer o trabalho dos streamings.

A Netflix, uma das maiores plataformas de streaming do mundo com mais de 200 milhões de assinantes, vem conquistando há alguns anos o reconhecimento em grandes premiações.

Após um ano caótico devido a pandemia do Covid-19, grandes produções de tradicionais estúdios foram afetadas com o fechamento dos cinemas, o que fez a Academia tomar a decisão de aceitar inscrições de filmes que foram apenas transmitidos pela internet, sem a necessidade de serem exibidos nos cinemas de Los Angeles, como anteriormente determinado. Com isso, a Netflix se destacou garantindo 35 indicações, liderando a premiação inquestionavelmente.

DESTAQUES DA PREMIAÇÃO

O maior destaque da premiação é o filme “Mank”, dirigido por David Fincher e produzido pela Netflix, recebendo 10 indicações.

Em seguida, há seis filmes com seis indicações: Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Minari, Nomadland, O Som do Silêncio e Os 7 de Chicago.

A Amazon Studios também teve maior destaque neste ano com 12 indicações, ficando à frente de grandes estúdios como, Warner, Disney e Sony.

A DIVERSIDADE

A premiação ainda não aconteceu, mas já fez história com uma lista de indicados repleta de diversidades. Para se ter noção, a principal categoria da noite, a de Melhor Filme, traz três longas protagonizados por homens não brancos (Judas e o Messias Negro, Minari e O Som do Silêncio) e dois protagonizados por mulheres (Nomadland e Bela Vingança). As histórias desses filmes também trazem a diversidade em suas narrativas, explorando minorias étnicas nos Estados Unidos.

Pela primeira vez em 93 edições, a categoria de Melhor Direção tem duas mulheres indicadas no mesmo ano – Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança) – Zhao ainda se destaca sendo a primeira mulher de origem asiática a estar dentro da categoria, que até o momento, premiou apenas cinco mulheres em toda sua história.

Nas categorias de atuação a diversidade também foi enaltecida e os críticos da Academia indicaram nove atores e atrizes não brancos, o que é considerado um recorde. Destaque para, Steven Yeun (Minari) primeiro ator americano de origem asiática a concorrer como Melhor Ator e Riz Ahmed (O Som do Silêncio), primeiro ator mulçumano a estar presente na mesma categoria.

A lista ainda conta com três atores negros concorrendo na categoria de Ator Coadjuvante, Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro), Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami) e LaKeith Stanfield (Judas e o Messias Negro).

As atrizes Andra Day (The United States vs. Billie Holiday) e Viola Davis (A Voz Suprema do Blues), concorrem na categoria de Melhor Atriz – Davis possui o recorde de atriz negra mais indicada ao Oscar, quatro indicações até agora.

Para completar, temos a indicação de Chadwick Boseman, por A Voz Suprema do Blues. O ator que faleceu em agosto de 2020 é o primeiro ator negro a receber uma indicação póstuma de Melhor Ator.

A CERIMÔNIA

O Oscar 2021 está marcado para o dia 25 de abril e segundo os organizadores o evento será presencial, mas devido as questões de distanciamento, a transmissão deve acontecer de diversos locais. Mais detalhes ainda não foram divulgados.