Maria Isabel Blanco, especialista em comunicação, ofertou aos alunos do FIAM-FAAM uma oficina sobre elaboração de currículos
Por Lucas Fagundes e Victor Hugo Sigoli*
O currículo é o registro de suas informações pessoais, profissionais e acadêmicas. É a primeira impressão que um recrutador tem determinado candidato — e, portanto, é de suma importância.
Por isso, na 10ª Semana de Comunicação do FIAM-FAAM, os alunos tiveram diversas oficinas sobre elaboração de currículos. Em uma delas, com a professora Maria Isabel Blanco, os alunos colocaram a mão na massa e tiraram dúvidas com a docente.
Blanco lembrou que um currículo deve ser feito com uma hierarquia de relevância: primeiro devem constar as informações pessoais (nome, telefone, endereço, e-mail, perfis de redes sociais); na sequência os objetivos com a vaga; um resumo das qualificações; formação acadêmica; idiomas (somente se for do nível intermediário para avançado). Em sexto, colocar as experiências profissionais (informar se é ou não o primeiro emprego, senão por nome da empresa e porque saiu) e sétimo, cursos e atividades extracurriculares.
A docente destacou que é necessário alinhar o currículo com a vaga desejada; “Uma sugestão é escrever várias versões do seu currículo, assim você alinha o seu perfil com a vaga que está concorrendo”, afirmou Blanco. O contratante precisa saber de forma especificada qual a formação educacional e as habilidades do contratado, pois se refere a como o concorrente da vaga irá contribuir para a empresa. Ao estabelecer uma ordem, compreende-se que os estudantes precisam, ao procurarem oportunidades de emprego, demonstrar sua objetividade e eficácia para tal cargo.
*Sob supervisão do professor Kaluan Bernardo