Julia Furquim, especialista em inbound marketing, compartilhou dicas sobre o assunto com alunos do FIAM-FAAM
Por: Lala Silva e Lucas Fagundes *
No penúltimo dia da Semana da comunicação (29), a convidada para a apresentação foi Julia Furquim, especialista em mídias sociais. Atualmente residindo em Barcelona, Furquim falou sobre Inbound Marketing, uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. O Marketing de Atração, como também pode ser chamado, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos seguintes pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor, mudaram as regras do jogo para sempre. Diante disso, as empresas precisaram criar formas de conquistar e manter seus clientes; e o Inbound Marketing é uma das melhores técnicas.
Furquim falou também sobre sua jornada profissional. Após 16 anos de formação, passou por várias áreas como saúde, carros e aviação; nesse meio tempo conduziu e acompanhou diversos programas de mídia social e relacionamento com influenciadores online para empresas como a Colgate.
As diferenças entre outbound e inbound marketing
Para entender melhor o inbound, basta olhar para o outbound — seu oposto. Mais associado ao marketing tradicional, o outbound (ou marketing de interrupção, como é conhecido em português) vai atrás do cliente e interrompe sua experiência de consumo, com anúncios em rádio, TV, listas de email, telemarketing etc.
Já o inbound faz com que o cliente vá atrás da marca organicamente. Para isso, é preciso criar conteúdo e oferecer experiências que o atraiam, como postagens em blogs, newsletters, webinars, degustações de produtos, estratégias para ser encontrado no Google etc.
As principais etapas do inbound marketing
Para que o inbound funcione, não basta atrair clientes ou focar apenas nas vendas. Há todo um funil para que a pessoa passe de consumidor curioso a cliente fidelizado. Eis as etapas do funil:
– Atração. O usuário ainda é um visitante dos seus canais, está aprendendo sobre o que precisa e entendo suas necessidades. Nessa etapa, é vital oferecer informações úteis para o indivíduo com posts em blog e conteúdos em redes sociais.
– Conversão. Aqui o usuário já está interessado em ir um pouco além e precisa deixar seus dados em troca de algum tipo de conteúdo. Neste momento ele se torna um lead — um potencial cliente que precisará ser alimentado com conteúdo constante. Para conseguir os dados do consumidor você pode oferecer eBooks, newsletters, webinars, quizzes etc.
– Vendas. Nesse momento, é preciso convencer o indivíduo a colocar a mão no bolso e, finalmente, tornar-se um cliente. A essa altura você já tem seus dados e contato, então a conversa precisa ser mais personalizada etapa de decisão de compra já́ possuímos os dados do cliente interessado e o contato torna-se mais personalizado por telefone, visita presencial ou vídeo chamada.
– Fidelização. O funil nunca termina na compra! Depois da aquisição, é preciso continuar o relacionamento para que o cliente siga comprando e te recomende. Para isso, você pode oferecer vídeos educativos, trabalhar com programas de indicações ou ofertas.
Como usar gatilhos com conteúdo
Desperte interesse por conteúdo. É preciso trabalhar a confiança das pessoas. O público precisa sentir que seu negócio é uma autoridade no assunto que se propõe. Use números para passar segurança e autoridade, conte com o apoio de imagens — ícones são importantes para resumir informações chave.
Use técnicas cognitivas para vender. Se você̂ deseja influenciar ou vender um produto ou serviço, é preciso ativar a zona de pensamento rápido do cérebro. Para isso, trabalhe com urgência (exemplo: “as ofertas vão até amanhã!”), de escassez (exemplo: “corra que está acabando!”) ou de oportunidade (exemplo: “desconto exclusivo!”).
Crie conteúdo que engaje. O novo e desconhecido está diretamente relacionado a nossos níveis de concentração e motivação. Além de estimular o interesse, a novidade, chame a pessoa para participar com testes, questionários, listas etc.
Não se esqueça do fator humano. Sempre que vamos comprar algo, a tendência é buscar mais informações sobre o produto. Se algo já́ funcionou para alguém de um grupo que me identifico, por que não testá-lo? Traga histórias bem sucedidas de uso do produto, faça entrevista com clientes etc.
Para aprofundar no inbound marketing
Gostou do assunto? Então veja algumas plataformas que Furquim indicou para se conhecer mais sobre inbound marketing:
Google Academy: Insights, conteúdos e dicas de soluções do Google, do nível básico ao avançado. Muitos conteúdos são gratuitos.
HubSpot Academy: Cursos online para profissionais de marketing, alguns gratuitos: marketing de automação, lead generation, e- mail marketing, website etc.
Evernote Design: Inspiração para design web em todos os sentidos: cores, ícones, ferramentas de animação, referência de landing Page, fotografias etc.
Really Good E-mails: Inspirações de e-mail e marketing por categoria e segmento. Várias ideias para a geração de leads.
*Sob supervisão do professor Kaluan Bernardo