Profissional de saúde

As novas vagas no setor de saúde

A pandemia está fazendo com que os sistemas de saúde fiquem sobrecarregados, tanto em relação a leitos, lugares para atendimento e a quantidade de profissionais para prestar atendimento aos pacientes. Pelo menos uma pequena parcela das pessoas que estão desempregadas pode ter uma boa notícia: a tendência é que o número de vagas para profissionais da área da saúde aumente consideravelmente para suprir as demandas causadas pelo novo coronavírus.

Desde março grandes redes hospitalares estão abrindo diversas vagas de emprego para conseguir comportar a quantidade de pacientes que já estão e que ainda poderão ser atendidos e internados quando a crise atingir o seu ápice. A Rede D’OR São Luiz, no final de março, abriu mais de 200 vagas de emprego em várias funções que passam desde cozinheiro até médico pediatra. As vagas foram divulgadas no site vagas.com e boa parte delas já foram fechadas. Mas devido a grande demanda, outras foram abertas e, no momento, o site tem anunciadas em sua plataforma mais de 160 vagas do São Luiz.

O Ministério da Saúde divulgou no dia 15 de maio que irá abrir um edital com mais de 4.000 vagas para hospitais federais do Estado do Rio de Janeiro. As vagas são de nível médio, técnico e superior e são destinadas para 9 hospitais, entre eles o Instituto Nacional de Cardiologia (INC); médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem correspondem a quase 73% das vagas em aberto.

No site de empregos Catho existem diversas vagas para profissionais da área da Saúde. Somente no Estado de São Paulo existem cerca de 1.900 vagas para médicos de uma forma geral, mais de 1.400 anúncios para enfermeiros e 800 para técnicos de enfermagem. Vale ressaltar que o site usa uma mecanismo que permite que as empresas divulguem mais de uma vaga por anúncio feito, desta forma, uma ou 10 pessoas podem ser contratadas para uma única função. 

No Estado do Ceará, o maior da região Nordeste em casos de COVID-19, existem 40 anúncios para técnicos de enfermagem, pouco mais de 70 para enfermeiros e 14 para médicos. Algo importante a ser considerado é que a Catho possui maior concentração de suas vagas de emprego em São Paulo, por isso a grande diferença nos números.

Outro grande meio para buscar uma oportunidade na área da Saúde é o site e ats (software para recrutamento e seleção), vagas.com. Em nível nacional existem quase 4.000 anúncios da somente para médicos, fora outras vagas que podem ser trabalhadas por consultorias e agências de empregos que costumam utilizar todos os sites de emprego para fazer os seus anúncios, Adecco, Base RH e Global Empregos são ótimos exemplos.

Muitas das oportunidades acima são temporárias e utilizadas como medida emergencial para combater o novo Coronavírus, mas é uma luz no fim do túnel e uma grande oportunidade para pessoas se realocar no mercado de trabalho e ajudar o país a passar por esse crise.