Estratégias de Comunicação Corporativa marcaram o debate com o CEO da Race Comunicação

Rogério Artoni abordou quais as expectativas do mercado diante do novo profissional e como se destacar atuando de maneira criativa nas produções de conteúdo empresariais

 

Texto e fotos Ana Luiza Antunes [1]

Carla Tôzo [2]

 

No intuito de atualizar os alunos sobre as novas demandas do mercado de trabalho em comunicação, o Centro Universitário FIAM-FAAM recebeu, na manhã desta terça-feira, Rogério Artoni, diretor executivo da Race Comunicação, agência especializada em Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, para bater um papo com os alunos sobre as atuais demandas da profissão e como se destacar diante de um cenário que sofre constantes mudanças em termos de comunicação corporativa.

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Mercado de assessoria

A comunicação na assessoria está migrando para as redes sociais e se adequando aos seus novos formatos de comunicação. Rogério destacou que ao pensar no ambiente digital, é importante focar num nicho para atingir o resultado que se deseja. Bem como alinhar com a equipe que tipos de comunicação serão feitas para chamar atenção de um veículo jornalístico ou conquistar a confiança do cliente. Redes sociais, newsletter, conteúdo em sites são ótimas formas de iniciar uma comunicação corporativa com o público de maneira mais dinâmica.

foto entrevista

O storytelling, estratégia muito utilizada no ambiente de comunicação, foi um ponto crucial abordado pelo executivo ao longo do debate. O uso da emoção, juntamente com a comunicação, auxilia em uma relação mais próxima com o cliente, ditando uma narrativa certeira para fidelizar a relação com o mundo corporativo e diferentes mídias jornalísticas

Diversidade x produções corporativas

A conversa abordou como a diversidade no ambiente de trabalho auxilia para a compreensão de diferentes formas de comunicação e como isso pode engajar a marca no qual se trabalha, além de manter um bom relacionamento com o cliente. Isso garante que o profissional de comunicação esteja alinhado às demandas do público e atento às mudanças no perfil da audiência, trazendo isso para dentro das estratégias do cliente.

 

Rogério destacou que, no atual cenário de inovação e busca por novas maneiras de produzir conteúdo para o cliente, ter um ambiente aberto e disponível para a atuação da diversidade não só permite que novas perspectivas sejam trabalhadas entre os funcionários, mas garante uma abertura maior de criação com o cliente, permitindo que novos horizontes sejam trabalhados e novos conteúdos sejam produzidos, de forma a impactar diferentes públicos e garantir uma imagem mais destacada diante do contexto corporativo.

Comportamento que molda nossa reputação

Outro destaque durante a conversa foi a atenção que todo profissional que vai trabalhar diretamente com as pessoas precisa se preocupar: como transparecer a imagem adequada para aquele tipo de trabalho. “O mercado cobra uma imagem de você”, aponta Rogério ao citar os comportamentos exigidos pelas empresas, que abrangem desde a forma como você se apresenta até a roupa que veste. Vale destacar que este tipo de comportamento também é muito procurado pelos recrutadores, uma vez que a sua imagem pode falar pela empresa e criar uma reputação determinada, que confere quais as diretrizes e maneiras de produção são abordados no ambiente.

roda conversa

Expectativas do mercado corporativo

Ao longo do debate, os alunos questionaram o que uma empresa de comunicação espera do novo profissional contratado, ou mesmo de quem pretende ingressar para aquele ambiente. Rogério destacou que o principal ponto analisado pelos supervisores é o compromisso que aquele profissional possui com o seu trabalho.  Além das novidades que o funcionário pode trazer para aquela empresa, impactando nas formas de produção de conteúdo das rotinas corporativas. Dessa forma, ao estabelecer uma relação com os conteúdos já adquiridos pela experiência com a comunicação, seja ela externa à faculdade ou não, juntamente a sua vontade de trabalhar, garante que a sua imagem seja lembrada e reconhecida pelo ambiente corporativo e pelos profissionais de comunicação.

A 9ª Semana de Comunicação ocorre até o dia 25/10, nos campi Ana Rosa, Liberdade e Morumbi, nos períodos da manhã e da noite. Confira a programação completa no 9ª Semana da Comunicação.

[1] Aluna do sexto semestre do curso de Jornalismo e Monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).