Empreendedorismo, Michael Jackson e futebol foram alguns temas abordados nos workshops

Na noite de segunda-feira, dia 21 de outubro, alunos lotaram as salas para participar dos debates

Por Diogo Silvestre e Tâmara Santos [1]

Edilaine Felix [2]

A primeira noite da 9ª Semana da Comunicação do Centro Universitário FIAM-FAAM movimentou o campus Ana Rosa. Com debate sobre a mulher no mundo artístico que contou com a participação das atrizes da série “Sintonia” do Netflix, Bruna Mascarenhas, Julia Yamaguchi e Danielle Olímpia e cerca de 10 workshops que abordaram diversos temas.

A professora Fabíola Tarapanoff com alunos do Necult (Núcleo de Estudos de Cultura), trouxe para discussão a obra de Michel Jackson e os 10 anos sem o ídolo. O workshop contou com a performance das monitoras do Necult, Isabella Bastos e Jéssica Mendes, que cantaram e dançaram a música Thriller, do rei do pop. Fabíola deu sequência à palestra com informações e curiosidades sobre o ídolo. Durante o evento abriu espaço para a participação dos alunos que puderam compartilhar experiências de vida com a obra do cantor. Ainda durante a noite o aluno Tarcísio Alves fez uma apresentação em ordem cronológica sobre infância e adolescência de Michel Jackson.

Na sala ao lado Bárbara Giancola comandava um debate sobre o papel do estudante de comunicação como agente de transformação social.  Com diversos cases de sucesso não perdeu a atenção dos alunos nem por um segundo. Bárbara falou sobre a importância de lugar de fala, de como um profissional de comunicação pode melhorar a vida das pessoas e até mudar a visão que a sociedade tem sobre um grupo específico. Ainda durante o workshop, ela falou de sua tese de mestrado intitulada “Todas en Juego” projeto de visa inclusão da mulher no esporte.

TAMARA_Bárbara mostra cases de sucesso
Bárbara mostra cases de sucesso (crédito: Tâmara Santos)

Bola na rede

Na sala onde o tema era “Jornalismo Esportivo: futebol, elitização e origens”, apresentada pelo professor Marcelo Cardoso, quase faltou cadeira para acomodar a quantidade de alunos interessados em aprender um pouco mais sobre o esporte que é de longe, o mais preferido dos brasileiros. Ainda que a maioria do público fosse masculino, muitas alunas marcaram presença para participar do workshop.

Contando a história do futebol através de uma linha do tempo, Marcelo mostrou como o esporte onde, ainda que de uma maneira complemente diferente de hoje, tem os seus primeiros registros na China por volta do ano 3.000 a.C., e era usado como treinamento militar. Já o nascimento desse jogo da maneira como conhecemos, é algo bem mais recente, “contemporaneamente, do século 19 para cá, é muito importante a participação da Inglaterra, que é quem solidifica o futebol”, explica o professor.

DIOGoO_20191021_201337
Professor Marcelo Cardoso fala sobre futebol. (crédito: Diogo Silvestre)

Inclusive, Charles Miller, filho de um inglês que veio ao Brasil para trabalhar na extinta São Paulo Railway Company, foi o responsável pela introdução do futebol no país em 1894. Depois de ter ido estudar na Europa, Miller volta trazendo na bagagem o que havia aprendido, “ele desembarcou no porto de Santos com o livro de regra, um par de chuteiras, uma bola de capotão e com a ideia de difundir o esporte por aqui, assim nasceu o futebol no Brasil”, conta Cardoso.

Maratonando

Já o workshop “Era das séries de TV complexas”, apresentada pelo professor Silvio Anaz, trouxe informações e detalhes de como funciona o mundo das produções televisivas na atualidade. “Os recursos cinematográficos por exemplo, chegam a ser comparáveis aos das principais produções do cinema convencional”, expõe Silvio. Além disso, ele explica que hoje “há interatividade e um novo comportamento da audiência, onde é possível ter um engajamento ativo dos fãs que retroalimentam a popularidade dos seriados”.

DIOGO_20191021_194843
Professor Silvio Anaz realiza workshops sobre séires. (crédito: Diogo Silvestre)

Atualmente, é possível ver algumas diferenças nas produções feitas nas séries para a televisão. Existe um predomínio do serial sobre o episódico, ou seja, a história é contada no formato contínuo seguindo uma linha. Também existe uma ascendência dos canais por assinatura sobre as emissoras abertas.

Oportunidades

E em tempos onde o empreendedorismo atrai cada vez mais interessados, o SEBRAE realizou o workshop com o tema “Como ter seu próprio negócio na área de Comunicação”. Com cerca de 50 estudantes como espectadores, a palestra trouxe ainda dicas de como se destacar no mercado, onde o conhecimento e o planejamento são fundamentais para ser diferenciado dos demais.

IMG-20191022-WA0002
Sebrae ensina a ter o próprio negócio em comunicação (crédito: Diogo Silvestre)

A oficina promovida pelos professores Danilo Postinguel e René Almeida mostrava o estudo de técnicas mercadológicas para pesquisa. A primeira oficina aconteceu na noite de segunda e teve como tema: Grupo Focal. O segundo tema é: Pesquisa em profundidade que acontecerá nessa terça (22), e o terceiro tema é: Lembrança da marca, que acontecerá na quinta-feira (24). Ambas as palestras vão ocorrer no campus Ana Rosa, no primeiro andar, sala 102.

TAMARA_danilo e rené
Professores Danilo Danilo Postinguel e René Almeida no workshop Laboratório de práticas investigativas qualitativas mercadológicas: grupo focal (crédito: Tâmara Santos)

A 9ª Semana de Comunicação ocorre até o dia 25/10, nos campi Ana Rosa, Liberdade e Morumbi, nos períodos da manhã e da noite. Confira a programação completa no 9ª Semana da Comunicação.

 

[1] Alunos do sétimo e do sexto semestre do curso de Jornalismo. Estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).