Abertura da 9ª Semana de Comunicação tem workshops com foco no mercado de trabalho

Evento acontece do 21 e 25 de outubro nos campi Ana Rosa, Morumbi e Liberdade e terá mais de 150 palestras/workshops

Texto Clara Briggs [1]

Vídeo Ana Luiza Antunes [2]

Edilaine Felix [3]

O Centro Universitário FIAM-FAAM promoveu nesta segunda-feira, 21 de outubro, o primeiro dia da 9ª edição da Semana de Comunicação, evento que tem como objetivo apresentar aos alunos da instituição algumas das exigências do mercado de trabalho por meio de experiências e orientações dos palestrantes.

As apresentações no campus Ana Rosa já eram visíveis da porta. O hall de entrada contou com uma Caminhada Fotográfica com o tema “Meio Ambiente Urbano”, orientada pelo Núcleo de Estudos de Meio Ambiente (NEMA) e pelo professor Luiz Fernando Tabet. No auditório, Rodrigo Vizeu (Café da Manhã – Folha de São Paulo) e Letícia Mota (egressa FIAM-FAAM) palestraram sobre Podcast e os novos formatos de comunicação.

semana da comunicacao 3
Viviane Teobaldo (crédito: Beatriz Freitas )

No primeiro andar, a professora Viviane Teobaldo apresentou “Storytelling: cérebro, comportamento, história”, apresentando os meios que a publicidade deve seguir para atingir a sociedade. “Precisa tentar entender como é que o cérebro daquele consumidor funciona naquele momento”, diz. O workshop também ressaltou os novos formatos de comunicação: “uma marca, para estar se comunicando bem, precisa estar no online e no offline”, afirma. “Há muitas marcas que trabalham com transmídia, isso faz os clientes irem atrás de tudo, e assim a marca consegue impactar as pessoas em mídias totalmente diferentes”, completa.

semana da comunicacao 2
Rosana Mauro (crédito: Beatriz Freitas )

Na sala ao lado, a professora Rosana Mauro apresentava o tema “Teorias sobre personagens: do ‘papel’ ao audiovisual”, explicando sobre a construção dos papéis e o que despertam nos telespectadores. “A identificação com um personagem acontece pelas diferentes formas de se engajar”, explica. “Já a reação em relação aos personagens pode acontecer de duas formas: de modo voluntário, por meio da simulação de estar um pouco dentro da história, e de modo involuntário, por meio da imitação, tendo reações físicas durante um filme de terror, por exemplo.”

Mais semana

O segundo andar rendeu dois debates diferentes: alunos da instituição apresentaram trabalhos audiovisuais realizados durante o curso  na “1ª Mostra de trabalhos Acadêmicos” e o professor Bruno Casalotti levou para discussão a “Sociologia do Cinema Brasileiro (I): alegorias da violência em Tropa de Elite”.

“Em 2007 (ano de lançamento do filme) ninguém saia na rua defendendo o Regime Militar, e hoje isso é normal. Eu acho que quando o assunto foi colocado para Indústria Cultural e de entretenimento, ninguém imaginava que as pessoas teriam um afeto com o Capitão Nascimento. Existe uma certa mentalidade brasileira que tende a justificar e a aceitar isso, o que até 2007 não era tão evidente. Esse filme abre uma coisa que ninguém queria ver que acontecia, que existia. Por isso eu o acho muito importante do ponto de vista histórico”, destaca o professor.

Confira o vídeo do primeiro dia do evento, 21 de outubro, nos campi Ana Rosa e Morumbi

A 9ª Semana de Comunicação ocorre até o dia 25/10, nos campi Ana Rosa, Liberdade e Morumbi, nos períodos da manhã e da noite. Confira a programação completa no 9ª Semana da Comunicação.

 

[1 e 2] Alunas do quarto e sexto semestre do curso de Jornalismo. Estagiária e colaboradora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).