Exposição “Olá, Maurício” na Fiesp traz até 15 de dezembro oportunidade de relembrar obras que aquecem o coração de crianças e adultos
Texto e fotos Emily Alves [1]
Revisão: Profª Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff [2]
Carla Tôzo [3]
O Olá, Mauricio é uma mostra para todas as idades, que traz um arcabouço de lembranças sobre as obras do jornalista, ilustrador, escritor, cartunista e desenhista Mauricio de Sousa, que comemora 60 anos de carreira. O evento ocorre no Centro Cultural Federação das indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na Avenida Paulista e vai até 15 de dezembro.
No local é apresentada a história desse profissional que começou sua carreira bem cedo. Mauricio nasceu em Santa Isabel (SP) e foi criado em Mogi das Cruzes (SP). Mas só faz sua primeira publicação como desenhista de HQs em 1959 quando mudou-se para São Paulo e iniciou o trabalho que mudou sua vida.
A exposição visa mostrar ao público a trajetória de suas obras, assim sendo cada parte do evento contém produções, como Turma da Mônica (e suas gerações), cachorrinho Bidu, Piteco etc. O evento proporciona aos visitantes interação com as histórias e personagens, nela pode ser visto a evolução das HQs, dos desenhos, do profissional, exposição de documentos de seus trabalhos e releituras de quadros importantes da história da arte com personagens de turma da Mônica.
Durante o evento, ao conversar com a visitante Jaqueline Summer, escritora do Wattpad, ela comentou que achou tudo incrível. “Logo nos primeiros segundos surgiu certo arrepio, como se eu estivesse entrando nas revistas antigas que eu lia. Lá dentro consegui ambientar na minha própria cabeça os tempos antigos que se passaram. Estar na exposição da turma da Mônica foi como voltar a ter 10 anos”.
Exposição Olá, Maurício – Homenagem aos 60 anos de Mauricio de Sousa
Período: 17 de julho a 15 de dezembro de 2019
Horários: Terça a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h às 20h
Endereço: Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1.313
E-mail para agendamento: [email protected]
ENTRADA GRATUITA.
[1] Aluna do segundo semestre do curso de Jornalismo e monitora do Núcleo de Estudos de Cultura (NECULT)
[2] Professora do FIAMFAAM Centro Universitário e coordenadora do NECULT (Núcleo de Estudos de Cultura).
[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).