Novas tecnologias permitem ambientes inovadores no empreendimento digital
Por João Estumano Neto e Victor Nunes Ferreira [1]
Carla Tôzo [2]
Entre diversos temas propostos, o empreendedorismo, a influência da internet e o marketing pessoal chamaram a atenção no terceiro dia da Semana de Comunicação do FIAM-FAAM. Tais assuntos, através do constante avanço da tecnologia, sofreram um processo de transformação e proporcionaram mudanças significativas no âmbito do trabalho.
O empreendedorismo digital cresceu nos últimos anos junto com a utilização de smartphones e se tornou aliado da convergência midiática. No workshop “Empreendendo na era digital”, o professor Claudemir Martins da Silva afirmou que “o empreendedor digital tem um aspecto ligado ao uso da tecnologia, a partir das novas demandas em termos de interação, produção e geração de conteúdo. É importante destacar que esse ramo de negócios não apresenta uma área especifica e depende das tendências da tecnologia”.
Apesar da crise que o país atravessa, o empreendedorismo digital e a comunicação não perderam espaço e possuem uma relação próxima de trabalho. Durante o workshop “Marketing pessoal e entrevista de emprego” Paulo Sampaio, professor e mestre em comunicação, apontou que “Empreender é uma das opções para quem não está vislumbrando oportunidades no mercado… É uma ótima oportunidade para os jovens que estão começando, por isso sempre incentivo os alunos a pensarem nessa possibilidade. Existem casos de sucesso na faculdade, especialmente na área de Publicidade e Propaganda”.
A importância dos influencers
Um dos caminhos para a divulgação de empreendimentos é por meio dos influencers ou influenciadores digitais. Esse campo tem crescido em função da internet e das redes sociais. Tratam-se de pessoas ou grupos que se popularizaram na web através do conteúdo que produzem para seus seguidores.
Dessa maneira, possuem um público fiel, geralmente composto por adolescentes. “O lado negativo dos influenciadores é a dependência sobre os conteúdos, ou seja, a pessoa vive a partir das visualizações, o que pode leva-la à frustração por achar que é algo muito fácil. O ponto positivo é que possibilita que anônimos alcancem visibilidade”, disse Danilo Postinguel, professor que ministrou o workshop “Análise e monitoramento de influenciadores digitais”.
Ao trabalhar o marketing pessoal, de forma moderna e estratégica, por meio de uma linguagem simples, os influenciadores aumentam o alcance dos negócios ao mencioná-los em seus canais de comunicação. “O apoio deles para divulgar o seu empreendimento é importante”, orienta Paulo Sampaio.
Para o aluno Leonardo Silva, do 1º semestre de Relações Públicas, os temas da semana são fundamentais para a sua formação. “A questão do marketing pessoal é muito interessante tanto para uma entrevista de emprego quanto para se portar na sociedade. A semana de comunicação é muito importante para os alunos porque não adianta nada ter conhecimento sem experiência”.
Confira o vídeo da cobertura:
A Semana de Comunicação vai de 22 a 26 de outubro nos campus Morumbi e Ana Rosa, nos períodos manhã e noite.
A programação completa pode ser acessada no: https://aicomfiam.net/2018/10/15/fiam-faam-promove-a
[1] Alunos do segundo semestre do curso de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom)
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).