Docentes apresentam workshops de temas relacionados ao dia a dia das áreas comunicacionais no primeiro dia da 8ª Semana de Comunicação
Por Hyago Bertanha e Larrissa Alves [1]
Edilaine Felix [2]
“Fotografia e Jornalismo no Cinema”, “Marketing na Era da Interatividade Coletiva” e “Método de Layout de Anúncios Promocionais”, foram os assuntos abordados no primeiro dia da 8ª Edição da Semana da Comunicação do FIAM-FAAM no campus Morumbi.
No workshop “Fotografia e jornalismo e no Cinema” o professor de Fotografia, Edson Costa mostra sobre três percepções da fotografia do jornalismo no cinema, abordando a relação entre jornalismo e a modernidade, e discutir a crise da objetividade da imagem fotográfica. Também tem a finalidade de falar da iconografia da dor, que está relacionado com o pensamento moral sobre fotojornalismo e a imagem, onde nos leva a reflexões sobre os outros.
Segundo Costa, a principal relação do jornalismo com o cinema nos leva aos primórdios. “ O cinema começou como documento da vida cotidiana, nessa época os filmes eram registros de pequenas cenas do cotidiano”. Ele diz que o jornalismo e o cinema são pensados como mídia da modernidade, por partilharem praticamente do mesmo objetivo, porém um mais imagético e outro mais textual.
Em “ Método de Layout de Anúncios Promocionais”, o professor de Publicidade e Propaganda Guilherme W. Rodolfo, mostrou aos alunos que não existe um tipo principal de layout para anúncios, mas sim uma formatação clássica que é utilizada e é referência geral.
O objetivo deste workshop foi mostrar que o layout ainda é preponderante na vida acadêmica, por mais que estejamos em uma era avançada da tecnologia, na qual os sistemas criam ou reproduzem tais layouts. O professor ainda ressaltou que o foco do treinamento é passar sua experiência de 20 anos na área da publicidade para os alunos.
Marketing
No workshop “Marketing na Era da Interatividade Coletiva” o professor especialista em marketing e vendas, Vimerson Araújo fez um breve contexto da história do marketing, citou autores e enfatizou as mudanças do marketing com passar dos anos.
O papel do marketing é responder ao próprio conceito de marketing, que é basicamente atender as necessidades e os desejos dos consumidores, “isso causa uma transformação no mercado de marketing, porque a gente passa a ter uma nova postura diante desse consumidor que quer participar do processo”.
O professor também diz que cada vez mais as pessoas estão participativas, e deu um exemplo do ramo automobilístico, no qual o consumidor tem a possibilidade de personalizar o seu veículo na hora da compra, desde a cor do carro, até mesmo em seu modo de condução.
Este foi primeiro dia da Semana de Comunicação – que vai de 22 a 26 de outubro – nos campus Morumbi e Ana Rosa, nos períodos manhã e noite.
A programação completa poder ser acessada no: https://aicomfiam.net/2018/10/15/fiam-faam-promove-a-oitava-edicao-da-semana-da-comunicacao/
[1] Alunos do quarto semestre de Jornalismo – monitor e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom)
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).