Storytelling é o tema do segundo dia da Semana de Relações Públicas

Por Letícia Rubira/Eduardo Correia

São Paulo (SP) – Neste segundo dia (9/5) da primeira Semana de Relações Públicas do FiamFaam Centro Universitário, o tema foi storytelling – a técnica de contar estórias para conquistar clientes e consolidar marcas no mercado. O encontro, no auditório Ulisses Guimarães, na unidade da Liberdade da instituição, contou com as participações de Elaine Moreira, diretora de atendimento da  Ketchum; Thiago Paleari, da A+ Assessoria Estratégica, e dos professores Carlos Eduardo Scopinho e Cristiane Sambugaro, que mediou os debates. Nesta quarta-feira (10/5), os temas programados são “Inbound PR”, pela manhã, e “Eventos”, à noite.

Elaine Moreira, que atende a conta da Gilette na América Latina, apresentou cases da marca. Ela explicou a concepção dos projetos, como uma ação envolvendo jogadores profissionais de videogames, youtubers e e-gamers amadores. Elaine ressaltou que o formato do storytelling funciona para atrair a atenção do cliente de um modo não invasivo, “como num filme”, tendo assim que ser necessariamente “agradável”. “Se não tiver prazer em consumir a informação, a pessoa vai atrás de outras fontes”, comentou. Ela ainda disse que para funcionar, uma boa peça de comunicação, seja em qual meio for, precisa contar com três elementos: criatividade, relevância e conexão emocional. Além de, frisou, “procurar o narrador certo” da história.

Paleari, que tem mais experiência na assessoria de bandas musicais, comentou sobre várias iniciativas em assessoria de imprensa, lembrando que a fase de mandar “releases” para todos os veículos acabou. Para ele, hoje o comunicador precisa adaptar seu conteúdo ao veículo para conquistar bons resultados. O professor Scopinho abordou os temas do “neuromarketing” ou marketing experiencial, apresentando cases do Boticário e da Johnson´s.

Lilian Correa, do 7º semestre de relações públicas, e Leonardo Dias de Paula Arruda, do 4º semestre de publicidade, disseram ter apreciado as conversas pela manhã e a própria iniciativa em organizar a Semana, com atividades que, segundo eles, são muito importantes para a formação dos alunos nesta área.