Profissionais destacam a criação de novos formatos para a televisão

Por Leyce Luise

A Semana de Rádio e TV doFiam-Faam – Centro Universitário teve no seu terceiro dia do ciclo de palestras com o tema “Conteúdo e Programação”. A iniciativa contou com a presença do Júlio Franckfort, editor de imagens da TV Record, e Krishna Mahon, diretora de conteúdo dos canais History, A&E, Lifetime e H2. O debate foi promovido no campus Liberdade do FiamFaam, no auditório Nelson Carneiro, que ficou tomado pelos estudantes do curso de comunicação social.

Durante o evento, foi destacada a necessidade de se pensar em novos formatos e narrativas para produzir conteúdo diferenciado, como também trazer outras temáticas para o modelo tradicional.

“Nos anos 90, vários formatos de programas e reality shows chegaram ao Brasil, como o Big Brother, e a internet tornou a participação do público mais intensa, interferindo também no direcionamento da produção”, afirma Franckfort, ele própria especialista em edição de realities shows.

Já segundo Krishna, as parcerias entre TV aberta e fechada tem aumentado, pois “já entenderam que o conteúdo bom vai chegar às pessoas”. Para quem está começando é importante buscar parcerias com produtoras de pequeno e médio porte. “E quanto mais fora da caixinha a gente conseguir contar as histórias, do jeito mais diferente, melhor o retorno, e isso abre possibilidade para quem nunca fez televisão”.

Bárbara Ramona, estudante do sétimo semestre de Rádio e TV, já atua na área como editora e acredita que “é importante falar com profissionais com experiência e fazer network”, além de ter muita dedicação.

Conhecer todo o funcionamento técnico e operacional é essencial para quem deseja trabalhar com edição.Para a produção de conteúdo é necessário entender o que as emissoras buscam e mandar projetos que atendam a proposta, arriscando-se em outras narrativas foi o que sintetizaram os debatedores.