Profissionais debatem as novas tendências do mercado audiovisual

Por Karen Moraes

Na manhã desta terça-feira (25) aconteceu a mesa de debate “Som e Trilha Sonora”, no auditório Nelson Carneiro, campus Liberdade. O evento faz parte da semana de Rádio e TV do FIAM FAAM Centro Universitário, cuja proposta é proporcionar aos alunos o contato com a prática e os profissionais do mercado.

Com mediação do professor da casa Johan Scofield, os convidados Anselmo Mancini, músico e compositor; e Rodrigo Matiskei, professor da casa, falaram do inicio de suas carreiras e de seus trabalhos atuais. Sond Branding (também conhecido como música ambiente, trilha sonora para empresas e jingle para marcas), locução em spots, a importância da criação de um spot e as diferenças para rádio e TV, foram alguns dos temas abordados na palestra.

Um estudo realizado, em 2016, pela Agência nacional de Cinema (ANCINE), mostrou que o mercado audiovisual brasileiro está em crescimento. As atividades econômicas do setor, em 2014, representavam o valor de R$24,5 bilhões para a economia, já em 2007 o valor era de apenas R$8,7 bilhões. Ou seja, apesar das constantes mudanças pelas quais o mercado passa frequentemente, inclusive pelos avanços tecnológicos, o mercado se mostra promissor. O professor Matiskei afirma: “Todo trabalho dá dinheiro se você trabalhar bem”.

Anselmo Mancini foi finalista do Instant Composition Contest (criação de trilha sonora em tempo real ao piano); no Transatlantyk Film & Music Festival 2014, realizado na Polônia e dirigido pelo Jan A.P. Kaczmarek, vencedor do Oscar de Trilha Sonora em 2005. Mancini comentou sobre a importância da criatividade e improvisação no profissional do mercado audiovisual. “A improvisação nada mais é do que uma pessoa preparada utilizando técnicas estudadas anteriormente sobre criação”, declara.