Por Nayara Ungarato
A 1ª edição da PP Week 2017 do FIAMFAAM Centro Universitário, encerra suas atividades na noite de quinta-feira. A palestra sobre “Jobs reais para pessoas reais” trouxe à mesa de debate questões como: o que é ser publicitário, a rotina nas agências, os desafios da profissão e as diversas áreas que o profissional de publicidade pode seguir.
Para Renê Ruchet, redator sênior da empresa BeeTech Global, ser publicitário é explorar, ter curiosidade. Para ele o maior obstáculo que o aluno de publicidade e propaganda vai se deparar no começo da carreira é o mercado. “Todo mundo vai ter oportunidade, mas você precisa saber se preparar para o mercado. Precisa estudar o tempo todo, conhecer pessoas, estar por dentro de tudo que está acontecendo e falar sobre o mercado de trabalho. Se você não tem essa vontade, eu acho que é o maior desafio”.
Ruchet ainda aconselha aqueles que não estão conseguindo emprego na área a criarem um bom network (rede de contatos). “Converse com as pessoas, participe dos eventos, palestras, estude muito, vá sempre atrás de textos”, completa.
O gerente de desenvolvimento de negócios na Zee Nunes Photography l Swords Studios, Renato Guedes, frisa a importância da escolha de um bom fotógrafo para criar as fotografias publicitárias: “Para ter uma boa fotografia é necessário um bom fotógrafo, que é o profissional que estuda, escuta, calcula e planeja. Afinal, ele se torna a campanha. O fotógrafo precisa ser um grande conhecedor de artes, comunicador. Ele deve ser um bom matemático porque precisa calcular a luz. O bom fotógrafo consegue entrar em um universo e arrancar o que há de melhor nele em sua fotografia”.
Renato também comenta sobre a influência das campanhas publicitárias: “Elas despertam o desejo no consumidor, movem o mercado e as pessoas além de fazerem com que as empresas continuem crescendo e gerando empregos, melhorando a economia”.
Gabriela Fattori, coordenadora de mídia na Crispin Porter + Bogusky, acredita que a melhor abordagem na hora de divulgar uma campanha é pelo meio de comunicação televisiva, por ter uma cobertura maior. Entretanto, ressalta: “Tudo depende do objetivo do meu cliente. Se caso o objetivo é criar uma campanha a longo prazo, talvez o Facebook, por exemplo, poderia resolver”.
Já o aluno do sexto semestre da FIAM, Matheus Leite, que trabalha na área do atendimento, aborda a questão do repertório pessoal. “O que é preciso para ser um profissional de qualidade é ter um amplo repertório. Todo dia eu converso com clientes de diversos segmentos e se eu não tiver conhecimento sobre cada área, nem que seja pelo menos um pouco, vai ser difícil passar a confiança necessária”.
Questionados sobre como a FIAMFAAM os prepararam e ajudaram o mercado de trabalho, os palestrantes concordaram que a instituição foi fundamental para o seu crescimento profissional e pessoal. “De toda a minha trajetória, eu posso dizer que o TCC foi a coisa mais incrível de todas porque eu tive contato com todas as áreas, inclusive com clientes, e isso me ajudou muito. Eu acho que a vivência que a gente consegue ter aqui é muito importante” comenta Gabriela.
Já Renê, relembra das amizades entre professores e alunos que a faculdade o proporcionou: “Foram muitos momentos de troca de ideias”. Renato complementa: “A faculdade me abraçou da melhor forma. Enquanto os meus amigos de sala tinham entre 18, 19 anos, eu comecei a estudar velho, com 27 anos. E a melhor coisa que a FIAM me possibilitou foi ter me acolhido de igual pra igual e me dado consistência. Então hoje eu tenho o prazer de voltar aqui quantas vezes forem necessárias porque foi daqui que eu tive os melhores ensinamentos e professores, que hoje em dia são meus amigos de mercado”.
O evento, mediado pelas professoras da instituição Samara Brochado e Lye Renata Prando, contou com alunos de diversos semestres, além de ex-alunos e professores.
Ao longo da semana palestras como “Comunicação inteligente”, “Marketing”, “Branding” e “Pesquisa e planejamento” foram promovidas ao público no auditório Nelson Carneiro.