Mercados digital e mobile abrem possibilidades aos publicitários

Por Pâmela Alencar e Thais Barsotti

Com uma palestra focada no mercado mobile e digital, a responsável pelo gerenciamento regional da área de produto e desenvolvimento de projetos em todos os escritórios de Latam no Brasil, México, Argentina e Chile na DOCOMO Digital, Luisa Muneratti falou para alunos que lotaram o auditório do campus Liberdade em mais uma palestra da PP Week, na quarta-feira, dia 19.

Luisa, que é formada em publicidade e propaganda no FIAMFAAM, trabalha no mercado digital e mobile desde 2007. Atualmente ela vê o marketing digital como a principal ferramenta para as empresas e também é para as agências aéreas. “A Latam, que está em processo de transição de marcas TAM e LAN é um exemplo de que é preciso considerar essa marca [Latam] como sendo única”, disse.

Em sua palestra, a publicitária apresentou para os alunos propostas e pesquisas feitas no mercado que prometem a possibilidade do pagamento de serviços digitais por assinaturas (Spotify, Netflix, por exemplo) a partir das operadoras móveis. “Hoje, tudo está no digital. Todos possuem um celular e conseguem resolver a vida através dele”, afirmou.

Oportunidades

A dica de Luisa aos futuros publicitários é não esperar para buscar oportunidades de carreira. “Você tem de conhecer o mercado, mesmo se ainda não está atuando, deve ler e se atualizar, assim fica mais fácil estar no mercado ao deixar a faculdade.”

Segundo Luisa, o contato com profissionais do setor pode abrir novos horizontes, mostrar novos caminhos, ferramentas e estratégias de nichos que são importantes para o futuro.

Ela também ressaltou a importância de eventos como a PP Week para o aluno ter contato com profissionais do mercado de trabalho: “É difícil para os alunos ver as possibilidades que existem no mercado de mobile para estratégia de marketing, por exemplo e o evento abre esse leque”.