Por Dayane Teodoro e Natalia Souza
Além de palestras com profissionais renomados do mercado, a PP Week do FIAMFAAM trará o evento “Reconhecimento de jingles publicitários: a comunicação sonora”, apresentado pelo professor da instituição Marcelo Gabbay e pela aluna de publicidade e propaganda Aline Reis.
Aline está no último semestre do curso e estuda, em um projeto de iniciação científica, como se dá o processo de reconhecimento de um jingle. Após apresentar o projeto, Aline fez uma experiência com os participantes: ouvir jingles e tentar identifica-los.
O objetivo, segundo Aline, que estuda o jingle e a propaganda do sabão Ypê, é mostrar a importância da comunicação sonora. “Nessa propaganda, o jingle é reconhecido pela ressignificação da letra, pois mesmo usando a melodia da trilha sonora do filme ‘Mogli: o menino lobo”, não há referências visuais que remetam ao filme’, ressalta.
De acordo com o professor Marcelo Gabbay, atualmente há uma mudança nos jingles publicitários e artísticos e a reciclagem de músicas antigas. Um exemplo é o jingle da empresa Ultragaz, que migrou de plataforma até a composição do hit “Olha o gás” (Mc Vitão feat, Dennis DJ e produção de Kondzilla).
“Muitas pessoas viviam de royalties de direitos de produção de jingles e hoje, com a utilização de músicas já conhecidas, há um aumento dessa bolha, chamado de efeito de reconhecimento. As pessoas querem cada vez mais reconhecer o que estão ouvindo, recebendo”, exalta.
Gabbay lembra que atualmente há muita reciclagem de material. “A gente vê muita música remixada, reciclada. O público tem mais facilidade em reconhecer o que já foi utilizado em outrora.”
A palestra e oficina “Reconhecimento de jingles publicitários: a comunicação sonora”, ocorre até quinta-feira, dia 20 de abril, no campus Ana Rosa – Rua Vegueiro 2009 -, sala 103. Inscrições pelo Sympla https://www.sympla.com.br/pp-week-2017__134424.