Análise de Dados é a base do planejamento publicitário

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Por Caue Bento

A noite de terça-feira, da “PP Week” do FIAMFAAM Centro Universitário abordou o tema “Pesquisa e Planejamento”. O convidado a debater o assunto foi o diretor da Think Insight e aluno egresso do FIAMFAAM, Renato Santos. Sua agência usa a análise de dados para pensar em branding e resultados para desenvolver projetos com seus clientes.

Renato Santos falou sobre a dificuldade de migrar de uma agência de publicidade para ter a sua própria empresa. Contou que, quando se trabalha apenas na área operacional, o principal obstáculo é não saber ao certo o caminho que se deve ser seguido. Disse também que abrir a própria empresa conta com algumas dificuldades e novas preocupações como, por exemplo, a administração financeira, a busca por parcerias e a sustentabilidade da empresa.

“Isso tudo demanda um poder emocional muito forte e que faz você aprender com o equívoco e seguir pelo caminho certo para ver o resultado surgir”, comenta.

Sobre a formação ter auxiliado na construção da sua carreira Renato Santos disse que além de tudo aquilo que foi ensinado em sala de aula era visto como um start e que sempre buscava estudar mais do que o que era proposto. “É fundamental que o aluno não se contente só com o que aprendeu no dia”.

O publicitário e professor do FIAMFAAM, Luciano Oliari, falou um pouco sobre a importância da faculdade promover esses eventos para a formação do aluno. “O que o aluno aprende dentro de sala de aula é de quarenta a cinquenta por cento do que ele pode aprender, esses eventos são fundamentais para complementarem suas formações”.

Para Luciano falou da importância da análise de dados feita pela agência do convidado da mesa. “As pesquisas são de fundamental importância e são utilizadas em praticamente todos os campos da publicidade. Além disso, é a partir da pesquisa que a empresa encontrará a solução para o planejamento publicitário”.