Jornalista Martín Fernandez fala sobre as redes sociais e o jornalismo

Por Luiza Campos

As redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram, são grandes ferramentas para os jornalistas expressarem suas opiniões, divulgarem suas reportagens e terem um maior contato com os leitores, ouvintes e espectadores. Foi assim que o jornalista Martín Fernandez, do globoesporte.com, abriu sua palestra sobre jornalismo esportivo na abertura da Semana de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, que acontece, de 3 a 7 de abril, no campus Liberdade da instituição.

Fernandez, que passou grande parte da sua carreira no jornalismo impresso, conta que o contato com o leitor era mais raro. Hoje, porém, atuando no meio digital, ele afirma que essas ferramentas possibilitam uma repercussão imediata do seu trabalho, “tanto para saber o que as pessoas estão achando do que você está publicando e até para ter informação mesmo. Tem gente que nos corrige e acho importante isso”, destaca.

O jornalista contou ainda que desistiu da sua conta no twitter por conta das pessoas que utilizam as redes de modo impróprio, mais preocupadas com discussões do que propriamente contribuir para o debate.

“Eu sempre respondia todo mundo. Primeiro do jeito mais educado possível, mas tem gente que vem só pra incomodar mesmo, criar confusão. A maioria quer discutir mesmo até quando não concorda com você, mas de uma maneira educada. Mas no twitter as pessoas já vinham jogando pedra, ofendendo e ai passei a não responder mais até que desisti deste rede e só uso pra colocar meus links. Quando percebi eu estava passando mais tempo bloqueando gente do que respondendo direito”, concluiu.