Por Caue Bento
Um dos convidados para abrir a semana de jornalismo do Fiam Faam – Centro Universitário, o jornalista da ESPN, Rafael Valente, comentou sobre questões da política no esporte e também as características deste tipo de cobertura. Ao lado de profissionais de peso no campo, como Cleber Machado, da Globo; Romulo Mendonça, da ESPN; Lucas Pereira, da Record, e Martin Fernandez, da globoesporte.com, Valente, que já venceu o prêmio Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) em 2015, contou aos alunos como fez a reportagem premiada. O evento, que faz parte das comemorações dos 45 anos do curso, foi aberto no campus da Liberdade e segue durante a semana no local.
A reportagem de Valente contou a rotina dos atletas dos times de três divisões do futebol paulista. Segundo ele, mesmo com contrato com os times, muitos atletas tinham outro emprego além do futebol. E muitos tinham seus contratos vencidos após o término das competições. Ou seja, apenas para disputar um torneio, como o Campeonato Paulista.
Valente mencionou também algumas discrepâncias nos dados passados pela FPF (Federação Paulista de Futebol) e os números por ele apurados, ressaltando que o jornalista deve ter ser desconfiança das informações que recebe e precisa, necessariamente, checá-las com rigor. O jornalista também comentou que por trás de toda fonte pesquisada há um jogo de interesse muito grande.
Um jogo de interesses que, segundo o jornalista, ocorre também nos bastidores e nas questões políticas do futebol. Ao concluir, disse que o prêmio Aceesp nada mais é do que um reconhecimento do seu trabalho, uma forma de homenagem para aquilo que foi feito em sua reportagem.