O superintendente da FENAPRO, Alexis Pagliarini, traz para os alunos de Publicidade e Propaganda os cases mais inovadores do Festival de Cannes
Por: Cica Ananias[1]
Edição: Fabíola Tarapanoff [2]
Inusitados e repletos de tecnologia. Essa é a fórmula de sucesso para um case ser premiado no Festival de Cannes, segundo o superintendente da FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), Alexis Pagliarini. Ele comentou sobre o tema na 6ª Semana de Comunicação do FIAM-FAAM-Centro Universitário no auditório do campus Morumbi. Profissional com mais de 25 anos de experiência nas áreas de marketing, comunicação e relações corporativas, atuou em cargos de liderança em empresas e clientes como Honda, Coca Cola, DPZ e Loducca, foi também professor da FGV e da ESPM.
Pagliarini apresentou aos alunos os cases mais premiados do Festival de Cannes Lions 2016, expôs os grandes acertos das campanhas vencedoras e deu um grande incentivo para os estudantes presentes.
Em um road show completíssimo apresentou projetos como o Mc Whopper da empresa Burger King que utilizaram de uma carta aberta a rede Mc Donald’s com uma proposta de unirem suas receitas em um lanche para o Peace One Day e após a negação da proposta, alcançaram impactos altíssimos nas redes sociais.
A campanha Field trip to mars da empresa McCann New York para Lockheed Martin, utilizaram de uma tecnologia avançadíssima para levarem um ônibus escolar equipado com janelas de realidade virtual, que deram as crianças a sensação de estar em um passeio no planeta Marte.
O inusitado painel da campanha Survivor Billboard da Microsoft para o lançamento do jogo Rise of the Tomb Raider do Xbox, foram colocadas oito pessoas em um outdoor para uma prova de resistência, onde internautas podiam escolher alterações climáticas como tempestades, ventanias, calor escaldante ou até neve. Quem resistisse ganhava uma viagem inspirada nas aventuras da personagem da saga, Lara Croft.
Entre outras campanhas como a argentina Manboobs sobre a prevenção do câncer de mama; a empresa Arbnb apostou em uma réplica da pintura do quarto do consagrado pintor Van Gogh na campanha Van Gogh Bnb e também Colenso BBDO, para a campanha Brewtroleum, desenvolvida para a marca de cerveja Heineken.
O publicitário comentou sobre o excelente posicionamento de 3º lugar que o Brasil se encontra por alguns anos, nesse grande festival para a área de publicidade e propaganda. E destaca a campanha brasileira mais premiada da agência AlmapBBDO: Endless possibilities, feita para a Getty Images, que conquistou 90 leões em Cannes. A também bem sucedida campanha Songs of violence para o aplicativo Shazam, em uma parceria do jornal O Estado de S. Paulo com o Disque-Denúncia.
Ele alertou os estudantes sobre as oito tendências observadas durante o festival:
- Virtual x Real;
- Temas quentes (gênero);
- Autenticidade;
- Marcas e entretenimento entrelaçados;
- Criatividade + tecnologia;
- A velha e boa emoção;
- Um case só é um case se vira um fato.
Pagliarini afirma: “Trata-se de um mercado de contínua mudança. E está cada vez mais transparente, pois as marcas precisam do engajamento das pessoas, não apenas um simples interesse”, explicou. Por isso o publicitário comentou que é preciso utilizar o inusitado, dar atenção ao que está ocorrendo no mundo e permitir a interação ativa das pessoas com a marca. “Nunca foi tão importante ter uma ideia que gere conversa e repercussão. Isso permite um fortalecimento da marca e é preciso estar atento aos fenômenos da sociedade e das tecnologias”, concluiu.