mat017

Pensar diferente em RP

Bárbara Bono mostra quais são os caminhos das Relações Públicas no mundo digital em palestra realizada no auditório Nelson Carneiro do campus Liberdade

Por Murilo Silberman[1]
Edição: Fabíola Tarapanoff[2]

PR Thinking: uma nova maneira de se pensar as Relações Públicas.  Esse foi o tema da palestra de Bárbara Bono, diretora de planejamento e criação da agência FleishmanHillard Brasil. O evento, que faz parte da 6ª Semana de Comunicação do FIAM-FAAM Centro Universitário, ocorreu no auditório Nelson Carneiro.

Bárbara mostrou uma nova vertente para os profissionais de Relações Públicas e também de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Ela comentou que nessa nova era digita não se pode pensar cada profissão separadamente, dentro de uma “caixinha”. O mundo mudou e o profissional deve usar ferramentas de todas as habilitações na área de Comunicação no seu dia a dia ou se tornará obsoleto. Além disso, ela falou sobre a necessidade do profissional de Comunicação de saber elaborar diferentes tipos de materiais, como podcasts e vídeos, além de textos.

A diretora de planejamento e criação comentou sobre sua experiência e em cases que atuou, como da Go Pro, que conseguiu o engajamento de pessoas comuns, que divulgaram fotos suas utilizando o equipamento nas redes sociais. Isso ocorreu porque a marca não vende somente um produto, mas um estilo de vida e compreendeu que era mais interessante focar sua comunicação nessa direção. “É preciso que o assessor de imprensa e que produz conteúdo pense como um comprador e não mais como um vendedor”, analisa.

A palestrante comentou ainda sobre a necessidade de se fazer curadoria de conteúdos que sejam relevantes e saber contar boas histórias que atraiam a atenção do público (storytelling). Bárbara também ressaltou a necessidade do profissional de comunicação ser heavy user em redes sociais, ter bom relacionamento com blogueiros e influenciadores. “O digital é um vírus e faz parte de tudo. Todo profissional de comunicação deve estar dentro e compreender cada vez mais como utilizar essas ferramentas”, comentou. Ela alertou que é só preciso cuidado na forma de se gerar mídia espontânea e que gera “comentários” nas redes sociais (buzz marketing), porque se a empresa divulga uma informação falsa, o público pode se sentir enganado e a ação não terá resposta positiva.

A palestrante fez questão de frisar sobre a rotatividade o estagiário de Comunicação Social em diversas áreas para de fato, conhecer a profissão por completo e ter conhecimento quando escolher um ramo para trabalhar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1iPyMTq-5jk?rel=0&showinfo=0]

A palestra teve a mediação do coordenador do curso de Relações Públicas, Pedro Paulo Vaz, e da professora do curso de Relações Públicas e que atua na Agência de Comunicação Integrada do FIAM-FAAM-Centro Universitário, Nicole Morihama, que interagiram com os alunos presentes, além de questionar Bárbara sobre os novos cominhos da profissão.

[1] Aluno do quinto semestre do curso de Jornalismo do FIAM-FAAM-Centro Universitário e monitor da Agência Integrada de Comunicação.

[2] Professora do curso de Jornalismo do FIAM-FAAM-Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação.