teste29

A propaganda e os seus meios

Publicitários da agência África falam de sua trajetória profissional e abordam os desafios da publicidade voltada para a Internet

Por Gabriel Souza [1]
Editado por Marcelo Salgado [2]

O primeiro dia da 6º Semana de Comunicação do FIAM-FAAM centro universitário trouxe uma palestra voltada aos estudantes de publicidade com o tema “Publicidade e internet: como alinhar a comunicação aos interesses da audiência”. Os palestrantes Henrique Arakaki e Heroni Leonardo, acompanhados por suas colegas Patrícia Germano e a Fernanda Paschoal, falaram sobre sua experiência profissional desde antes de entrarem na agência África — e compartilharam dicas com os alunos no auditório Nelson Carneiro.

Segundo os palestrantes, a publicidade evoluiu junto com os meios de comunicação e seu público, pois, antigamente, a propaganda só existia de uma única forma: objetiva e sucinta. Mas, com a Internet e as demais tecnologias digitais, a prática em publicidade e propaganda mudou muito, como de todas as áreas da comunicação.

Alunos atentos

A publicidade moderna é como uma variável sem fim, pois agora com a Internet, há várias formas de realizar uma propaganda. Diferente da TV, acessamos a rede toda hora, seja de frente para a própria TV, no carro, antes de dormir, ou até nesse momento”, comentou Victória Moraes, estudante de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM, empolgada com o evento.

Outro destaque feito pelos palestrantes diz respeito às datas comemorativas: elas viraram alvos das empresas e, por isso, cada vez mais seriam exploradas pelo marketing das empresas de formas diferentes e criativas, que envolvem as novas tecnologias. Por exemplo: a Natura, que busca propagar sua marca e produtos com um esforço 50% maior no dia da Amazônia. “As marcas estão sempre buscando a relevância de seus clientes”, comentou Arakaki.

1 -ALUNO(A) DO CURSO DE JORNALISMO DO FIAM-FAAM-CENTRO UNIVERSITÁRIO E MONITOR DA AGÊNCIA INTEGRADA DE COMUNICAÇÃO.
2 -PROFESSOR DO CURSO DE JORNALISMO DO FIAM-FAAM-CENTRO UNIVERSITÁRIO.